Programação infantil é destaque em Feira de Saneamento

0

Programação infantil é destaque em Feira de Saneamento

Evento que ocorre em paralelo ao Concasan 2017 terá atividades lúdicas e de aprendizagem para as crianças

 

Assuntos como saneamento e tratamento de água não fazem parte apenas do universo adulto. Quanto mais cedo as crianças aprenderem sobre a importância destes temas, melhor será a consciência ambiental delas.

 

Pensando nisto, o Concasan 2017 – Primeiro Congresso Catarinense de Saneamento, que terá como tema “Tratar água é tratar a vida” e acontecerá em paralelo a Feira do Saneamento, terá uma série de atividades lúdicas para a criançada no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

 

No estande da CASAN, o tratamento de água será demonstrado em uma miniestação, a Minieta, onde um técnico da companhia estará a postos para demonstrar aos pequenos como funciona o processo de tratamento de água. A Companhia também distribuirá material impresso, como o folder Heróis do Saneamento, para mostrar aos pequenos a relevância de proteger a natureza.

 

Além disso, a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap)

vai apresentar uma exposição de peças do seu Museu do Lixo. A Floram também vai apresentar as atrações de suas oficinas educativas. E para fechar o circuito dedicado aos escolares, o projeto Reóleo vai oferecer atividades educativas. Entre elas, uma palestra lúdica abordará os estragos que o descarte indevido de óleo de cozinha podem provocar nas redes de esgoto e na natureza.

 

Programação para o público escolar

Espaço CASAN – Miniestação de Tratamento de Água
Apresentação sobre o tratamento da água com auxílio de miniestação usada nas atividades de educação ambiental da Companhia. Além de demonstrar o tratamento, a apresentação é direcionada a conscientizar o público sobre o uso responsável da água. No local haverá distribuição de materiais como a cartilha Uma lição de Ecologia, o folder Ciclo da Água, com o personagem Clorinho, e folder educativo em que os Heróis do Saneamento “conversam” com as crianças sobre esse assunto tão importante.

Horário de visitação:
– 31 de agosto / 12h às 18h
– 1° de setembro / 9h às 18h

Espaço Floram (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis)
Participação do Departamento de Educação Ambiental, com explicações sobre aproveitamento dos resíduos sólidos (lixo) e preservação do meio ambiente, demonstração de oficinas de papel reciclado, papietagem (técnica de colagem de papéis), minhocário e projeto Floram vai à Praia. A equipe vai também conversar com os estudantes sobre os cuidados para descarte adequado do óleo de cozinha, um dos principais vilões do entupimento das redes de esgoto. Será demonstrada a técnica de produção de sabão a partir do óleo de cozinha.

Horário de visitação:
– 31 de agosto / 12h às 18h
– 1° de setembro / 14h às 18h

Espaço ACIF – Projeto ReÓleo
Palestra lúdica do Projeto ReÓleo, que associa diversão e aprendizado para reduzir o impacto que o descarte do óleo de cozinha provoca no meio ambiente.
Horário de visitação:
– 31 de agosto / 15h30min às 16h30min

Espaço Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital)
Exposição de duas coleções do Museu do Lixo: esculturas produzidas com materiais reaproveitados por Valdinei Marques, o Neiciclagem, e bancos-totens. As coleções propõem questionamentos sobre o exagero nas quantidades e na velocidade com que a sociedade consome e descarta objetos. O espaço também vai contar com a presenta do personagem “Reciclardo”, que fará apresentações de esquetes artísticos (pequenas peças).
Horário de visitação:
– 31 de agosto / 12h às 18h
– 1° de setembro / 9h às 18h

 

A visitação dos espaços infantis da Feira de Saneamento é gratuita. Mais informações sobre grupo de escolares e sobre o evento em eduambiental@casan.com.br / (48) 3221-5747) / (48) 3221-5036 Saiba mais em: https://goo.gl/ugHz9g