O projeto de longa-metragem documental Latifúndio Vertical, financiado pela Lei Paulo Gustavo em Balneário Camboriú (SC), marcou presença no Link, evento de mercado audiovisual do prestigiado Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (FIDBA), na Argentina.
Após 13 edições realizadas em Buenos Aires, o #LINK – Encontro de Indústria Ibero-Americana de Cinema Documental – desembarcou no Brasil pela primeira vez. A versão carioca, realizada entre 6 e 11 de outubro, em parceria com o Festival do Rio e o RioMarket, representou um ponto de virada para o audiovisual latino-americano.
Durante seis dias, o Centro Cultural Justiça Federal e o Armazém da Utopia receberam uma intensa programação de laboratórios, pitchings, mesas de debate, masterclasses e encontros individuais. Reunindo 40 projetos de filmes e séries documentais de toda a América Latina, o evento reforçou o papel estratégico do Brasil na circulação e coprodução de narrativas não ficcionais.
Um dos destaques da edição foi o Encontro de Festivais, mediado por Ilda Santiago, que contou com a presença de nomes importantes do circuito internacional, como Mario Durrieu (FIDBA), Raúl Niño Zambrano (Sheffield DocFest), Gabriela Sandoval (SANFIC Indústria) e Mónica Moya (FICCI Cartagena). O debate reforçou a importância da cooperação entre festivais para ampliar a visibilidade e a sustentabilidade das produções documentais ibero-americanas.
Latifúndio Vertical, anteriormente intitulado Marambaia, retrata um futuro próximo de Balneário Camboriú. Em 2040, ano em que a cidade completará 76 anos de emancipação e seguirá reconhecida por seus arranha-céus — os chamados “latifúndios verticais” —, o longa propõe uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas e o risco de colapso ambiental provocado pela degradação dos rios que abastecem o município.
Atualmente em fase de captação de recursos, o projeto já participou da etapa catarinense do BRLab e do ECM (Encontro do Mercosul), vinculado ao prestigiado Festival Audiovisual do Mercosul – FAM, e tem previsão de estreia nos cinemas em 2028.

