Além de oferecer escolinhas gratuitas para a comunidade, a Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) também incentiva e apoia diversos atletas da cidade, que levam o nome do município para competições estaduais, nacionais e internacionais, abrangendo mais de 30 modalidades esportivas e valorizando os talentos locais. Pensando no suporte e melhor desenvolvimento destes atletas, dentro das atividades da FMEBC, é disponibilizado também um núcleo de fisioterapia voltado exclusivamente para o atendimento dos atletas, que podem usufruir gratuitamente do serviço.
O núcleo de fisioterapia da FMEBC atende exclusivamente os atletas de rendimento e das escolinhas. As atividades funcionam de segunda à sexta-feira, em diversos horários, com estrutura fixa montada no Ginásio Sérgio Lorenzatto (G2), no Bairro das Nações, e conta com uma equipe formada por três profissionais. Porém, além do atendimento no núcleo, que trata principalmente das lesões, os fisioterapeutas também atuam com projetos que vem dando ótimos resultados para os atletas de BC, como o de “Fisioterapia Preventiva Desportiva”.
O projeto de “Fisioterapia Preventiva Desportiva” da FMEBC iniciou em 2013, com os atletas de todas as categorias. O trabalho é feito nos locais de treinamento de cada modalidade e acontecem principalmente na pré-temporada com uma frequência de uma a duas vezes por semana. Após esse período, o trabalho continua, mas junto com o auxílio dos técnicos e preparadores físicos de cada modalidade. Como principal objetivo, o projeto visa desenvolver ações de prevenção para atletas por meio de um programa de exercícios proprioceptivos, alongamentos específicos, exercícios de CORE training e treinamento funcional voltado para cada modalidade e que diminua o risco de lesões no treinamento e na competição.
Para conseguir os resultados, os profissionais responsáveis pelo núcleo, Elaine Presser, Bruno Gomes Delazeri e Ricardo Sleiman, realizam uma avaliação física periódica com os atletas, levantam a prevalência e a incidência das lesões específicas para cada modalidade desportiva, prestam atendimento em eventos e aplicam ações de prevenção com programa de exercícios.
A profissional de educação física e fisioterapeuta que atua no núcleo, Elaine Presser, explica que a fisioterapia, além de reabilitar o atleta, deve orientá-lo sobre maneiras de diminuir o risco de lesões durante a atividade praticada. “A inserção do profissional de fisioterapia na comissão técnica que atua no esporte não pode ser vista somente para tratar as lesões, mas principalmente, na prevenção por meio de um programa fisioterapêutico com exercícios proprioceptivos evitando que lesões venham a prejudicar o desempenho dos atletas futuramente” explica.
Elaine ainda ressalta que todos os atletas da FMEBC podem e devem participar do projeto, no entanto, a ênfase é para aqueles que necessitam dar uma continuidade ao trabalho de fisioterapia preventiva e em recuperação de lesão, conforme pré-avaliação dos fisioterapeutas. “O controle do projeto é feito por meio de ficha de frequência durante todas as sessões realizadas. Espera-se que até o final do ano todos os atletas de rendimento da FMEBC tenham sido submetidos ao programa de prevenção” conclui.
O atleta Ricardo Bratz, 16, treina voleibol na FMEBC há três anos. Desde então, ele participa das atividades do núcleo de fisioterapia e conta sobre a importância do serviço para o desenvolvimento na carreira de atleta profissional. Afinal, ele está apenas começando, mas com seu 1,96 de altura, a ambição é chegar um dia a Seleção Brasileira. “Esse trabalho é muito importante, não é só para quando você sofre uma lesão e precisa recuperar, é uma prevenção, que evita uma futura lesão, ajuda muito no desempenho em quadra e mantém o atleta ainda mais saudável e consciente” revela.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Municipal de Esportes (FMEBC)