Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Projeto de lei do selo “Se Liga na Rede” é vetado pelo Prefeito de Balneário Camboriú

O vereador André Meirinho teve seu projeto de lei, que trata do selo “Se Liga na Rede”, vetado pelo prefeito Fabrício Oliveira. O selo, que não iria gerar custos para a população, era uma forma de valorizar os proprietários de imóveis que estariam em conformidade com as normas do Programa “Se Liga na Rede BC” e iria incluir a logomarca do selo “Se Liga na Rede” na fatura de água e esgoto como forma de reconhecimento do cumprimento das obrigações pelos usuários dos serviços.

“Considero os argumentos ao veto fracos, incoerentes, tentando encobrir a visão do governo que é contrária ao selo. Argumentaram que era inconstitucional, entendimento da Câmara foi divergente pois passou na comissão de constituição e justiça com maioria do governo e quando foi ao plenário foi aprovado pela unanimidade dos presentes”comenta Meirinho
Meirinho ainda destaca que o veto é incoerente porque o mesmo Prefeito Fabrício Oliveira sancionou a Lei nº 4158/2018 que criou o selo empresa sustentável proposto também pelo legislativo, projeto do Vereador Nilson Probst, sancionado no final de julho de 2018.
Outro ponto destacado pelo vereador é a alegação de problemas técnicos de impressão, quando o mesmo tem a informação que é possível ajustar no sistema da Emasa, e se fosse este o problema poderia ser vetado apenas parte da Lei.
“Não é redundante com a Lei nº 4337/2019 que institui a obrigatoriedade da Declaração de Regularidade Sanitária de edificações, porque esta Lei não inclui os imóveis unifamiliares residenciais. Além disso o Selo proposto no projeto de Lei nº 150/2019 não daria custo para a população ter que contratar profissionais para fazer uma declaração de algo que a Emasa já verificou”, ressalta o vereador.
André Meirinho na sessão desta terça (15). O veto foi mantido com 11 votos favoráveis e 7 contrários na Câmara de Vereadores.

Meirinho conclui que o objetivo do governo parece ser de fazer as pessoas terem gastos e contratarem profissionais para fazerem Declarações de Regularidade Sanitárias, sendo que a Emasa já verificou grande parte delas, com recursos públicos, dificultando desta forma a garantia e confirmação de regularidade de quem já estava ligado corretamente, ou já regularizou as ligações na rede de esgoto e drenagem.

—————————————————-
Sobre o projeto do selo e programa “Se Liga na Rede BC”

O Programa “Se Liga na Rede BC” foi fruto de uma Indicação nº 211/2016 do Vereador André Meirinho, para implantação no Município de Balneário Camboriú de um programa de identificação, fiscalização e eliminação das ligações irregulares de esgoto na cidade, visando, prioritariamente, a despoluição do Rio Marambaia e seu entorno.

Em janeiro deste ano foi divulgado relatório do programa com o número de 54.266 vistorias (inspeções, reinspeções e fiscalizações) já realizadas. Muitos dos imóveis irregulares foram notificados e parte deles já realizou as adequações apontadas pelo programa.

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro