Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itapema

Projeto fotodocumental registra o trabalho de maricultores de Bombinhas

Memórias Vivas do Mar: A Maricultura em Bombinhas é um projeto do fotógrafo Alvaro Fiore, que apresenta uma série de registros documentais e artísticos sobre a atividade

Santa Catarina é responsável por 95% da produção nacional da maricultura. Atrás apenas de Palhoça e Florianópolis, Bombinhas é a terceira cidade do país que mais produz ostras e mexilhões, com 1274 toneladas produzidas em 2021, segundo relatório do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (CEDAP) da Epagri. A importância da atividade para a identidade cultural e para a economia do município foi registrada em uma série de fotos, reunidas no fotolivro Memórias Vivas do Mar: A Maricultura em Bombinhas, que acaba de ser lançado, e tem o objetivo de trazer visibilidade à atividade e aos trabalhadores nela envolvidos.

O projeto do fotógrafo Alvaro Fiore conta com fotos dele próprio e também de Clarissa Herrig e Esteban Montecinos. A curadoria é assinada por Lucila Horn, coordenadora do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA). A documentação inclui fotos aéreas, em terra e subaquáticas, levando o espectador a uma imersão na atividade da maricultura.

São cerca de 40 fotografias, que retratam a íntima relação da comunidade tradicional com o mar, a cultura da produção de moluscos e também o recente incremento da produção com a utilização de técnicas e implementos mais modernos. Apesar de sua relevância sociocultural, no entanto, a atividade, por muitas vezes, é invisibilizada. “Embora o produto final seja muito consumido e apreciado, o trabalho dos maricultores é invisibilizado e, portanto, desvalorizado”, pondera o fotógrafo Alvaro Fiore.

O livro pode ser conferido na galeria virtual do projeto, que conta com medidas de acessibilidade como a audiodescrição para cegos, acessando: www.behance.net/memoriasvivasdomar. Já as edições impressas da obra estarão disponíveis ao público em bibliotecas municipais, escolas, ponto de informações turísticas e repartições públicas.

Alvaro Dante Fiore destaca a importância da vivência com os maricultores e os aprendizados que adquiriu ao longo do projeto. “O trabalho deles é muito difícil. Eles dependem do clima, do vento, da poluição, das marés vermelhas. Pra mim foi uma grande descoberta e estou bem feliz porque pude aprender muito como as coisas funcionam na maricultura. Espero que o projeto possa levar um pouco dessa consciência para as pessoas, que também não têm essas informações”, conclui.

O fotolivro Memórias Vivas do Mar: A Maricultura em Bombinhas é uma proposta Cultural realizada com recursos da Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital Mestre Cantalício Rocha – Edição 2023. O projeto contou também com apoio do Programa Escola do Mar de Bombinhas, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, da Associação dos Maricultores de Bombinhas (AMAB) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Link para a versão digital do livro: https://www.calameo.com/read/0076645734b3fb72fdd33.

Foto – Alvaro Fiore

Posts Relacionados

Domingo será de muita cultura e diversão em Porto Belo com o Projeto Som&Sol – Música na Rua

Projeto Som&Sol retorna a Itapema neste domingo com extensa programação cultural

Construtora realiza entrega de empreendimento com show do cantor Paulo Ricardo

Grupo Koch inaugura segundo Centro de Distribuição em Governador Celso Ramos 

Começa a concretagem do Píer Oporto, um dos projetos mais esperados de Itapema

Vinicius de Almeida e Jessica Ribeiro vencem a 4ª edição do TBT Day Festival em Tijucas (SC)

Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau realiza posse da nova diretoria nesta quinta-feira

Exposição em Bombinhas neste sábado reúne trabalhos produzidos em curso de fotografia documental

Ranchos de pesca de Bombinhas iniciam provas da oitava edição da gincana cultural do Saragaço

Sessão gratuita de cinema em Bombinhas exibe três filmes neste domingo