Com aulas e conteúdos de interesse pedagógico, na tv e na internet, Educa SC serviu de apoio para alunos e professores
Junto com a retomada das atividades presenciais nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED), com apoio técnico e estrutural do Grupo ND, reforçou as possibilidades de acesso à educação com o projeto Educa SC. Uma iniciativa que surgiu para servir como reforço e complemento escolar a partir do uso de uma nova ferramenta. Ao longo dos últimos quatro meses, dois canais de tv aberta disponibilizam aulas específicas de cada ano escolar, além de exibir programas temáticos. Na internet, o portal Educa SC, além de exibir as videoaulas no dia seguinte às transmissões na tv, produziu, diariamente, conteúdos de interesse pedagógico e abriu espaço para valorizar ações, projetos e iniciativas de professores e alunos que ajudaram na construção de um ambiente escolar melhor.
Um dos destaques, nas duas plataformas, foi a primeira Maratona Enem – Educa SC, um intensivão de duas semanas de aulas gratuitas para auxiliar os alunos que estavam se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas foram transmitidas ao vivo e de forma simultânea, tanto no canal do Educa SC na televisão, quanto no portal www.educasc.com.br . Além da transmissão, os conteúdos também foram publicados na íntegra com transcrição das gravações para que os alunos pudessem ter fácil acesso. Já a importância de discutir a diversidade cultural nas escolas catarinenses foi assunto durante o mês da Consciência Negra. No portal, a série “Diversidade Cultural” mostrou como trabalhar o tema durante todo o ano no ambiente escolar. Na tv foram exibidos seis programas especiais que abordaram assuntos como a educação quilombola, o racismo nos estádios de futebol e a diversidade e o futuro.
O Educa SC esteve presente em escolas de Norte a Sul de Santa Catarina com pautas relevantes que destacam e valorizam as unidades escolares e se firmou como único canal de tv e portal exclusivos da educação catarinense.