Projeto Mulheres do Bairro capacita para atividade em corte e costura em Balneário Camboriú

0

Retalhos ganharam forma, estilo e utilidade nas mãos do grupo que frequenta o projeto de extensão Mulheres do Bairro, do curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os participantes criaram uma bolsa, fruto dos primeiros ensinamentos da capacitação em modelagem, corte e costura, que tem como objetivo a inclusão social e o desenvolvimento de uma atividade que possa contribuir para o aumento da renda familiar.

As aulas práticas e teóricas do projeto totalizam 72 horas e são ministradas no Laboratório de Modelagem e Vestuário (Lamov), do Campus Balneário Camboriú, sob orientação da professora Maria Rosaime Cabral. Os encontros são semanais, às terças e quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min.

A formação capacita os participantes a confeccionarem peças básicas do vestuário feminino, por meio da modelagem tridimensional, planificada, do manuseio das máquinas reta industrial, overlock e galoneira. “A ideia é que eles saiam aptos para costurar. A escolha por criar, customizar ou reformar será deles, no futuro. Aqui eles têm orientação técnica e recebem todo o material para praticar”, explica a professora.

O projeto iniciou em 2008. Nas primeiras edições, os grupos eram somente de mulheres dos bairros do município. Mas, o tema e as possibilidades de mercado despertaram interessem também nos homens. É o caso de Juliano Largura, 36 anos, morador do bairro dos Municípios. “Acredito que este curso abrirá novas possibilidades para mim. Eu já criava algumas peças antes, mas como não sabia costurar, contratava pessoas. Algumas ficaram com minhas ideias e materiais, agora eu mesmo farei tudo”, revela Juliano.

Maria Auxiliadora Nasatto, 56 anos, do bairro das Nações, conta que passou por um tratamento agressivo para combater um câncer de mama. No curso, ela fez novas amizades, melhorou a autoestima e sente-se estimulada a produzir. “Eu tinha uma vontade imensa de costurar, agora estou feliz da vida, recuperei a vontade de trabalhar. Pretendo fazer algumas coisas para minha família e ganhar um dinheiro com isso”, afirma.

INSCRIÇÕES NO CRAS DE BC

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Balneário Camboriú é quem seleciona e indica as pessoas dos bairros para o projeto Mulheres do Bairro. Podem participar adolescentes, jovens, adultos e idosos da comunidade local ou dos arredores do município que necessitem e estejam dispostos a aprender um ofício para conseguir auxiliar e incrementar a renda familiar.

Mais informações pelo telefone (47) 3261-1235 – coordenação do curso de Design de Moda da Univali – ou (47) 9997-7408 – Maria Rosaime Cabral.