PROJETO QUE OBRIGA SEPARAÇÃO DE LIXO NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL É APROVADO
Vereadores aprovaram projeto da vereadora Juliethe Nitz em votação única.
Na noite desta terça-feira, 02, o plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú votou pela aprovação do Projeto de Lei Ordinária de autoria da vereadora Juliethe Nitz (PR), que estabelece a obrigatoriedade da adoção do programa de separação de lixo pela administração pública municipal direta, indireta, poder legislativo municipal, sociedades de economia mista, autarquias e fundações.
De acordo com o projeto da vereadora, a administração municipal deverá implementar programas de separação do lixo complementando-os com ações voltadas à conscientização, educação e a participação dos servidores públicos no esforço de eliminação dos desperdícios e de preservação dos recursos naturais.
O projeto ainda prevê que o Chefe do Poder Executivo fica autorizado a firmar convênios com Entidades Públicas e Privadas, voltados à coleta e à reciclagem dos materiais inservíveis à administração estadual.
A administração também deverá a elaborar e distribuir materiais informativos a todos os servidores. A vereadora explica que o poder executivo municipal deverá fornecer recipientes adequados para a separação de cada tipo de material, um dever ambiental e social.
A vereadora Juliethe Nitz justifica o projeto que o poder público municipal através de todas suas instâncias e poderes, tem que dar o exemplo para a população, separando e reciclando o seu próprio lixo produzido nas repartições. “É uma forma de mostrarmos a nossa comunidade a importância da separação do lixo e mostrar ainda mais, que a reciclagem do lixo se insere no rol das ações que mais beneficiam o Meio Ambiente”, disse a vereadora.