O programa Protetores do Lar será lançado nesta sexta-feira, 3 de junho, às 16h, na Câmara de Vereadores de Camboriú. O evento é aberto à comunidade, estudantes e profissionais interessados no tema.
A iniciativa da Polícia da Polícia Militar, sob a coordenação do Com. Cel. Daniel Nunes, conta com apoio da OAB Camboriú, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município e da Coordenadoria Regional de Ensino do Estado.
O programa Protetores do Lar terá atividades com estudantes que estão finalizando o Ensino Médio, sendo três aulas que abordam o enfrentamento da violência doméstica, as medidas protetivas de urgência e consequências do seu descumprimento, aspectos psicológicos e a Rede Catarina de Proteção à Mulher.
O programa iniciará pela Escola Estadual José Arantes e percorrerá todas as escolas com Ensino Médio na cidade.
A OAB Camboriú será representada pela presidente da Comissão de Violência Doméstica, a advogada Katia Quintanilha Soares. Ela explica que a iniciativa responde a uma demanda da própria lei Maria da Penha, que determina a criação de mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. “A lei deixa claro que o enfrentamento é responsabilidade de todos os poderes instituídos e demanda campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral”, destaca a advogada.