Neste último final de semana, de 18 a 20 de outubro, o Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, foi palco da estreia de “Protocolo Grace”, um monólogo protagonizado pela atriz Melize Zanoni, que retorna aos palcos após alguns anos de afastamento. Com mais de 30 anos de trajetória no teatro, Melize entregou ao público uma peça que explora os limites entre a verdade, a mentira e a ficção, com forte apoio de tecnologias. A entrada foi gratuita, e as apresentações contaram com debates entre público e equipe técnica após cada sessão.
A atriz e protagonista destacou a importância desse retorno e da recepção positiva do público. “Foi muito bacana ver como o espetáculo reverberou. Foram as primeiras apresentações, então tivemos uma devolutiva muito legal. O público gostou bastante e participou ativamente dos debates que fizemos após cada sessão, o que enriqueceu ainda mais a experiência”, comentou.
O espetáculo aborda questões como as fake news e a influência das tecnologias na percepção da verdade. Utilizando projeções, quatro câmeras e mais de 100 inserções de áudio, “Protocolo Grace” se diferencia pelo uso de inteligência artificial e técnicas contemporâneas para criar uma atmosfera imersiva. Segundo Zanoni, “as tecnologias que usamos ajudaram a trazer à tona a temática do espetáculo, borrando as fronteiras entre o que é real e o que é ficção, algo muito presente na nossa sociedade atual.”
Os ensaios da peça iniciaram em abril. A equipe técnica teve um papel fundamental na construção do espetáculo, especialmente o técnico de som e luz Cristiano Garcia, que, segundo a atriz, “também assume protagonismo na peça, já que sem a técnica, este espetáculo não existe”, assim como o diretor, Pépe Sedrez.
Além do formato inovador, “Protocolo Grace” foi pensado para ser apresentado em espaços alternativos, com uma iluminação e sistema de som próprios, que não dependem das estruturas convencionais de um teatro. “O teatro contemporâneo está muito voltado para isso: a exploração de outros tipos de espaço e novas relações com o público”, explicou Zanoni. Agora, com a estreia concluída, “Protocolo Grace” inicia sua jornada, com planos de circular por festivais de teatro e outros editais de circulação. O espetáculo foi filmado para ser enviado a seleções e promete continuar surpreendendo os espectadores com sua abordagem única.
Protocolo Grace tem incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura, PIC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e patrocínio da Celesc, é realizada pela Duo Dellarte Cia. Artística, com direção de Pépe Sedrez e iluminação, técnica e design de Cristiano Garcia.