O cenário político de São Ludgero mudou novamente. Depois de Melito Schlickmann desistir de ser candidato e Edemilson Daufembach ser apresentado como seu substituto pelo PSD ao cargo de prefeito da cidade, o partido apresentou novo nome para a concorrência à majoritária de 2 de outubro.
O ex-prefeito Cláudio Becker agora é o candidato a prefeito, ao lado de Sidinei Covre, para enfrentar a coligação do atual prefeito Volnei Weber e Ibaneis Lembeck (PMDB). Cláudio era vice-prefeito e comandou a prefeitura de São Ludgero por um ano, em 2012, após a renúncia de Ademir “Gogo” Gesing.
Já Edemilson agora segue em busca de uma vaga no Legislativo. Na região, São Ludgero foi quem apresentou maiores mudanças nos nomes à concorrência ao Executivo.
No entanto, a coligação Pra Frente, São Ludgero deve entrar com pedido de impugnação da candidatura da coligação 100% São Ludgero, encabeçada por Cláudio. Isso sob a alegação de que o candidato estaria impossibilitado de concorrer a cargo público por não ter se desincompatibilizado em tempo hábil.