Quatro caminhões de bens inservíveis são retirados do CEM Armando Ghislandi na Vila Real

0

Dando continuidade à agenda de revitalização e limpeza das unidades de ensino do município, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú realizou, na manhã desta quarta-feira (26), a retirada de quatro caminhões-caçamba carregados de bens inservíveis do ginásio do Centro de Educação Municipal (CEM) Armando Ghislandi, localizado no Bairro Vila Real. O material foi encaminhado ao galpão da Secretaria de Educação para catalogação e destinação adequada.

“Vamos seguir recuperando e reconstruindo, para tornar as nossas escolas o melhor ambiente para nossa comunidade escolar. O abandono e descaso ficará no passado”, afirmou a Secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.

Mutirões de limpeza nas escolas

Além da ação no CEM Armando Ghislandi, a Secretaria de Educação já promoveu diversos mutirões de limpeza nas unidades de ensino. No último sábado (22), mais de cem voluntários e colaboradores participaram de uma grande mobilização para auxiliar na organização e limpeza dos CEMs Ariribá e Professor Antônio Lúcio, nos bairros Ariribá e das Nações. Durante esse último mutirão, foram retirados quatro caminhões-caçamba de bens inservíveis, sendo dois de cada unidade.

A primeira ação de limpeza ocorreu no dia 16 de fevereiro, quando três caminhões de bens inservíveis foram retirados de uma sala localizada atrás do ginásio do CEM Presidente Médici, no Bairro das Nações. No mesmo dia, no CEM Antônio Lúcio, também no Bairro das Nações, três caminhões de entulho foram removidos da obra em andamento na escola.

Em janeiro, antes das aulas iniciarem, foram retirados 4 caminhões das unidades Dona Lila, Taquaras, Giovania de Almeida, Brilho do Sol, Taquaras e Estaleirinho.

Os entulhos estão sendo destinados ao aterro sanitário, e os bens identificados com patrimônio estão sendo levados para a sede da Secretaria de Educação, onde serão organizados e terão a devida baixa patrimonial antes da destinação final.

Grupo de recuperação das unidades de ensino

No dia 17 de fevereiro, a prefeita Juliana Pavan assinou o Decreto 12.112/2025, criando um grupo de trabalho para coordenar a recuperação emergencial das unidades municipais de ensino. Os integrantes estão fazendo visitas técnicas em todas as unidades e deverão apresentar um relatório das atividades ao final dos primeiros 100 dias de governo.

O grupo é formado por representantes de nove secretarias e órgãos municipais, garantindo uma atuação integrada na recuperação das escolas.