Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

“Reclamação faz muito mal”, Léa Michaan aborda formas de lidar e acabar com o hábito

No Instagram, a psicólogo explica a carga energética e sentimental por trás da ato de reclamar

O ser humano convive com diversos hábitos ao longo dos dias, alguns desses podendo prejudicar a saúde dele próprio e também dos outros em sua volta. Este é o caso da reclamação, um ato que muitos costumam fazer diariamente e que pode atrapalhar a saúde mental, o sistema imunológico e, até mesmo, o convívio social. A psicóloga Léa Michaan trouxe o assunto para sua conta do Instagram e explicou a verdade por trás da palavra “reclamação” e como é possível reverter a reclamação em benefícios de forma simples e saudável.

“Reclamação faz muito mal para aquele que reclama e para quem escuta”, a psicóloga reflete em seus stories a origem da palavra e como o hábito de ficar reclamando frequentemente enfraquece quem está lidando com o momento difícil e quem está ouvindo.  “A carga de mal estar produzida por meio da reclamação vai intoxicando um ao outro, por isso é necessário pensar nos benefícios invés de olhar somente para o problema”.

Segundo o cientista e filósofo Steve Parton os hábitos negativos, como reclamar demais, pode enfraquecer o sistema imunológico, provocando o aumento da pressão arterial, e além disso, a raiva e a frustração geradas pelas reclamações fazem o organismo liberar cortisol, o hormônio do estresse, que ao ser liberado em excesso também aumenta o risco do desenvolvimento de outros problemas de saúde.

“Antes de reclamar da chuva, por exemplo, olhe os benefícios dela: o ar ficou puro, as plantas cresceram, o cheiro da natureza ficou bom. Então, todas as vezes antes de abrir a boca para falar algo negativo, tente não reclamar, mas sim, encontrar alguma solução para se beneficiar do momento e agradecer”, concluiu Léa Michaan. Com consultório em São Paulo, a psicóloga estudou Antropologia e Filosofia em Nova York e também é autora de “Maly”, um livro de romance que leva seu conhecimento como profissional da saúde da mente. Os exemplares do livro estão disponíveis no site da autora.

Site da psicóloga: https://www.lea-michaan.com/
Site da autora: https://leamichaan.com.br/

Posts Relacionados

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

Fazzenda Park Resort conquista Selo Blue World por práticas sustentáveis de economia de água

Veja como participar de exposição em homenagem ao Dia do Fotógrafo, em Florianópolis

Papai Noel chega na Praia Brava nesta sexta-feira com a “Magia do Polo Norte”

Mercato Lagotto by Nicolini inaugura em Balneário Camboriú

Grupo Cena 11 volta aos palcos de Florianópolis com o espetáculo “Eu não sou só eu em mim – Estado de Natureza: Procedimento 01”

Black Friday no Balneário Shopping tem descontos de até 70% e abre temporada de compras de final de ano

Jurerê OPEN abre a temporada de Natal com espetáculo infantil e chegada do Papai Noel

Zoom 80’s Club abrirá de quinta a domingo, nesta semana!

Projeto Menina Percussão promove oficina gratuita no Rio Tavares, em Florianópolis