Rede de Vizinhos: institucionalização do programa completa um ano
O programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) completa neste mês um ano de sua institucionalização. O programa consiste em uma estratégia de policiamento em que uma rede, organizada entre comunidade e Polícia Militar, reúne vizinhos de uma determinada localidade.
Pautado na filosofia da polícia comunitária, o programa tem como objetivo promover parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Moradores e Polícia Militar podem interagir através de aplicativo de troca de mensagens, colaborando para a construção de uma comunidade mais segura.
Embora recém estruturado, o Rede de Vizinhos já alcançou dados e resultados expressivos e já está presente em mais de 70 municípios catarinenses, conta com mais de 1050 grupos/células de prevenção e apresenta resultados significativos da redução criminal nos locais em que foi implantado, fortalecendo assim o sentimento de comunidade e de vínculos.
O programa é uma inovação na gestão de prestação de serviços da PMSC, construindo em coprodução, com transparência e legitimidade, as soluções para os problemas de ordem pública local.