Regina Casé participa da campanha de Outubro Rosa “Com Apoio, a Vida Segue”

0
Pela primeira vez, os Correios se vestiram de rosa em campanha da AstraZeneca. Em apoio a campanha Outubro Rosa, ação idealizada pela AstraZeneca, Cartas de apoio, junto com a Regina Casé, na Estação Brás, da CPTM. (Foto Marcelo Justo/Divulgação)

Campanha da AstraZeneca tem ainda parceria inédita dos Correios

São Paulo, outubro de 2025 – A atriz e apresentadora Regina Casé apoiou a campanha “Com Apoio, a Vida Segue”, promovida pela AstraZeneca no Outubro Rosa, que destaca a importância do apoio na jornada da paciente com câncer de mama. Neste ano, os Correios aderiram à iniciativa e alguns carteiros usaram uniformes rosa pela primeira vez. Regina participou da ação na Estação Brás da CPTM, incentivando o envio de cartas de apoio a pacientes. “É fundamental lembrar que toda história tem valor, e que o cuidado, a parceria e o afeto podem transformar a forma como enfrentamos momentos difíceis”, afirmou a atriz.

Regina Casé estreará um filme inspiracional conversando com pacientes sobre suas histórias e cartas, que será divulgado nas redes sociais da AstraZeneca e no site da campanha, em uma abordagem que se conecta à sua trajetória profissional, marcada por trabalhos que emocionam pela conexão que a atriz cria em personagens interpretados e em entrevistas.

Os Correios também participam da segunda edição da campanha “Com Apoio, a Vida Segue”, em uma parceria inédita com a AstraZeneca. Alguns carteiros, numa ação inédita, trocarão o tradicional uniforme azul e amarelo pelo rosa, para conscientizar sobre o câncer de mama. Para alcançar diferentes públicos, o projeto terá ativações em estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na cidade de São Paulo, e contará com a participação de Regina Casé, como uma das vozes para disseminar suas mensagens.

Mais do que falar de diagnóstico precoce, a iniciativa busca dar visibilidade às diferentes fases da jornada da mulher com câncer de mama, reforçando a importância da rede de apoio, o papel essencial da informação  e  que o câncer de mama não é uma única doença: existem diferentes subtipos, e cada um demanda uma estratégia terapêutica específica.

A campanha resgata histórias sobre apoio contadas por pacientes, familiares, amigos e profissionais de saúde por meio de cartas, transformando experiências individuais em incentivo coletivo, com exemplos que mostram como o apoio fortalece as pacientes e pode impactar positivamente a jornada.

Pesquisa mostra lacunas de apoio e informação

Levantamento realizado pelo Datafolha em 2024, a pedido da AstraZeneca, revelou que 80% das pacientes com câncer de mama sentem falta de algum dos tipos de apoio avaliados na pesquisa durante a sua jornada de tratamento.

A campanha aposta em abordar como gestos concretos de suporte oferecidos às pacientes por familiares, amigos, empregadores, profissionais de saúde e outros agentes do entorno, impactam positivamente o seu bem-estar.

A pesquisa apontou ainda que mais da metade das mulheres (56%) não conhece o subtipo do próprio câncer de mama, uma informação importante para que médicos e pacientes possam discutir juntos as opções de tratamento mais eficazes. Esses dados revelam lacunas importantes que a companhia pretende reduzir com informação de qualidade.

“Ninguém deveria enfrentar o câncer de mama sozinha. A rede de apoio dá coragem para seguir em frente e cada gesto de acolhimento pode transformar a jornada de uma paciente. Também acredito que a informação salva vidas. O conhecimento traz clareza, o apoio fortalece e a legislação assegura que a paciente tenha acesso ao encaminhamento adequado. Quando esses três pilares caminham juntos, cada mulher tem a chance de viver um tratamento mais digno, humano e menos solitário”, afirma Marília Gusmão, diretora executiva de Relações Corporativas na AstraZeneca.

Carro rosa dos Correios

Chamada Cartas de Apoio, a iniciativa também apresenta histórias emocionantes de pacientes, familiares, amigos e médicos com exemplos concretos de apoio. Carteiros vestidos com camisas do uniforme rosa e a mascote dos Correios, a Carteirita, ajudarão a fazer a distribuição das cartas com essas histórias na estação.

A ação contará também com um carro rosa dos Correios circulando pela cidade de São Paulo no início do mês. A campanha ampliará seu alcance por meio de organizações de apoio a pacientes que levarão as cartas para outras capitais, como Goiânia, Porto Alegre e Salvador.

“Para os Correios, é muito significativo unir nosso trabalho diário de conectar pessoas a uma causa tão relevante como o Outubro Rosa. As cartas são um espaço único para traduzir sentimentos e oferecer acolhimento e, nesta campanha, também ajudam a conscientizar sobre as necessidades das mulheres com câncer de mama. Essa parceria mostra que, ao somar nossa missão a iniciativas de impacto social, conseguimos levar mais apoio e esperança a quem precisa. Como empresa que historicamente apoia ações sociais e solidárias em todo o país, os Correios reafirmam seu compromisso com a promoção do bem-estar e da cidadania”, disse a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte.

A edição de 2025 da campanha “Com apoio, a vida segue” foi idealizada pela Edelman. “Ao desenvolvermos a estratégia de conscientização sobre um tema tão relevante, buscamos uma ideia que se conectasse a algo próximo do cotidiano dos brasileiros e, assim, tivesse força para despertar atenção em escala. Por isso, pela primeira vez, os Correios mudam a combinação icônica do azul com amarelo do seu uniforme para dar espaço ao rosa.  Assim, essa ação ganha ainda mais força porque também transforma o próprio meio em mensagem”, afirma Rafael Camilo, Vice-Presidente Sênior de Inovação e Integração da Edelman Brasil.

Com essa abordagem inovadora, o movimento já conquistou o apoio de parceiros como Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Américas Amigas e Instituto Vencer o Câncer (IVOC).

Seguir em frente após o diagnóstico de câncer de mama exige mais do que tratamento: pede acolhimento, informação e uma rede de apoio sólida. A campanha “Com apoio, a vida segue” reflete justamente essa jornada, mostrando que quando ciência, empatia e cuidado caminham juntos, cada mulher encontra forças para enfrentar os desafios e seguir adiante com esperança e dignidade.

Foto: Marcelo Justo