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Relatório do Procon aponta telefonia celular como o assunto mais reivindicado por consumidores

Relatório do Procon aponta telefonia celular como o assunto mais reivindicado por consumidores

Mais de 3600 atendimentos foram realizados pelo Procon em 2017

A Coordenadoria Municipal dos Direitos do Consumidor – Procon, apresentou nesta quarta-feira, 24, uma retrospectiva dos atendimentos realizados pelo setor em 2017. De acordo com o relatório, 3631 consumidores foram atendidos, gerando uma média mensal de 303 atendimentos. O índice de resolução dos casos é de 97%, o que mostra a importância do trabalho realizado pelo Procon.

O balanço aponta os principais assuntos reivindicados pelos consumidores no ano passado. Em primeiro lugar está telefonia celular, com 589 atendimentos, em segundo telefonia fixa, seguido de assuntos financeiros e em quarto lugar assuntos relacionados à cartão de crédito. Entre os principais problemas apresentados pelos consumidores, o principal caso é a dúvida sobre cobrança, seguido de discordância quanto as avarias, cobrança indevida e em quarto lugar dúvidas sobre garantia.

Segundo a análise setorial, as principais contestações são sobre serviços essências, assuntos financeiros e produtos. As empresas com mais reivindicações apresentadas pelos consumidores são: Oi S.A, Vivo S.A, Tim Celular e Caixa Econômica Federal.  O relatório apresenta 102 Cartas de Informações Preliminares (CIP’s), abertas a fornecedores, as quais não foram resolvidas em atendimento preliminar.

O Procon promoveu 24 audiências conciliatórias, 35 fiscalizações motivadas por denúncias ou simplesmente para preservar os direitos do consumidor. Além dos atendimentos, a equipe realizou pesquisas comparativas de preços de produtos da cesta básica, produtos de limpeza, hortifrutigranjeiros, preços de combustível, além de pesquisas no setor sazonal como material escolar, Páscoa, Dia das Crianças, itens natalinos e ceia de Natal.

Em caso de dúvida, reclamação ou denúncia, o consumidor deve entrar em contato pelo Disk Procon 151, pelo telefone 3456 1115, ou dirigir-se à sede do Procon, localizada na Avenida Thiago Aguiar, 599, Bairro Jardim Icaraí

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