Respeito e cuidado com os idosos, um dever diário

0

Uma generosa quantidade de experiência, combinada com uma porção de boas memórias e ensinamentos, além, claro, da constante curiosidade e necessidade em entender como o mundo ficou tão diferente. Assim podemos reconhecer os idosos. Estes são pais, mães, tios, tias e filhos que já lutaram muito para que no futuro suas famílias pudessem colher bons frutos. Por isso, o Estatuto do Idoso, criado através do Decreto n°6.214, de 2007, afirma a obrigação da família,da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar as pessoas com mais de 60 anos, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Entretanto, muitas vezes os idosos são negligenciados, prova disso é o número de registros de casos de abandono e violência que cresceu 16,4% no país no último ano, segundo dados do Disque 100 – serviço do Governo Federal. Para alertar sobre estes casos, 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência à Pessoa Idosa.

Em Camboriú, a Prefeitura, através de suas secretarias, desenvolve atividades e projetos que contemplam a melhor idade e tem o objetivo de amenizar a dor causada pelos possíveis maus tratos sofridos, além de entreter, informar e proporcionar um envelhecimento mais saudável e feliz.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social oferece opções de segunda à sexta-feira. As atividades contemplam à saúde, como as aulas de alongamento e pilates, e também o acesso às novas tecnologias, através da aula de informática. E para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar, há a chance de conquistar a tão sonhada conclusão do Ensino Fundamental, através do Centro Educacional Municipal de Jovens e Adultos (Cemja), oferecido pela Secretaria de Educação, com aulas todas as noites, na Escola Básica Municipal Professora Clotilde Ramos Chaves ou na Escola Anita Bernardes Ganancini.

Para os idosos amantes das artes, a Fundação Cultural proporciona opções de curso de dança coreografada, pintura em tela e tecido, além do patchwork. Já a Secretaria de Saúde, oferece a oportunidade de participar do Hiperdia, um programa destinado ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também é destinado para todas as pessoas que desejam prevenir estes problemas. Em Camboriú, já são 10 grupos, com mais de 300 pessoas, em sua maioria idosos, que participam de atividades físicas, recreação e passeios.

A Academia de Saúde, na Rua Tarci Testoni dos Santos, Centro, atende diariamente grupos que desejam praticar atividades físicas com o acompanhamento de médicos, enfermeiros e um profissional de Educação Física. Alem disso, o pessoal da Associação Cultural e Esportiva de Jogos Adaptados de Camboriú (ACEJAC), desenvolve a prática do vôlei adaptado para pessoas de 50 a 70 anos, toda terça-feira, às 14h, no Ginásio Irineu Bornhausen, e nas sextas-feiras, às 19h, na Escola Artur Sichmann.

“Nos não temos só o dever, nos temos a obrigação de cuidar e principalmente, proporcionar aos nossos idosos uma velhice saudável e confortável. É dever nosso, como administradores públicos e pessoas, pensar e desenvolver práticas que cuide da melhor idade”, enfatizou a Prefeita Luzia Coppi Mathias.

Fiscalizar os maus tratos aos idosos também é um dever. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, Delegacia de Polícia ou Ministério Público. Após a confirmação, o idoso e sua família são encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde ambos recebem atendimento com psicólogo e assistente social.

Para saber mais sobre os horários e locais de cada atividade, entre em contato com as secretarias, através dos números:

– Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social: (47) 3365-0607.

– Secretaria de Educação: (47) 3389-0450.

– Fundação Cultural: (47) 3365-1311.

– Secretaria da Saúde: (47) 3365-2019.