Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sczentretenimento

Risoto de 2 toneladas será atração do Festival do Camarão de Santa Catarina

Equipe do festival indica receita especial para quem quer preparar um Risoto de Camarão em casa

 

Camarão soltinho, empanado, pastel, entre tantos outros pratos fazem parte da 4ª edição do Festival do Camarão de Porto Belo (SC). Mas o evento ganhará um gigantesco elemento ainda mais especial: um Risoto de Camarão de cerca de 2 toneladas. Produzido em uma panela de ferro que possui capacidade para até 2,4 mil litros, servirá 3,5 mil pessoas. A distribuição gratuita será realizada às 12h de domingo (15/10), último dia do Festival no Litoral catarinense.

A produção do risoto iniciará cerca de 6 horas antes da degustação e contará com mais de 600 quilos de camarão, 500 quilos de arroz, 120 quilos de cebola, 100 quilos de tomate, 20 quilos de cenoura, cerca de 30 quilos de temperos, entre tantos outros ingredientes. A receita é do chefe de cozinha Deyve Cristiano Darossi que conta um segredo especial. “Para tudo sair como o planejado é necessário fazer com amor. Tudo que se faz com carinho e dedicação, dá certo”, acrescenta. O panelão, que possui três metros de diâmetro, foi projetado pelo próprio chefe de cozinha.

Para quem ficou com água na boca e quer levar um gostinho do evento para casa, a equipe do 4º Festival do Camarão de Porto Belo deu a receita de um Risoto de Camarão caseiro:

 

Ingredientes:

2 xícaras de arroz (escolha arbóreo que é indicado para Risoto)

200g de camarões

½ xícara de molho de tomate

200g de queijo ralado

3 colheres de sopa de manteiga

2 dentes de alho

1 cebola

1 litro de água

Sal e pimenta à gosto

 

Modo de preparo:

Inicie com a produção do caldo do camarão fazendo a limpeza dos crustáceos, retirando as cascas e a cabeça e separando os filés. Logo em seguida, coloque as cascas e cabeças em uma panela com a água. Acrescente o molho de tomate, ½ cebola e sal e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Após, retire as cascas ou passe o caldo em uma peneira, jogue as cabeças e cascas fora e reserve a mistura.

O segundo passo será fritar ligeiramente o camarão (filés reservados no corte) com a manteiga, temperos de sua preferência e deixá-los separados. Após esta rápida etapa, será necessário selecionar outra panela para fritar com manteiga o que sobrou da cebola picada. Quando estiver no ponto, adicione o arroz e mexa até que todos os grãos fiquem bem refogados. Logo em seguida acrescente o caldo do camarão ainda quente e mexa constantemente para que não grude no fundo. Desligue apenas quando o arroz ficar cozido, mas no ponto que esteja ainda úmido. Com a mistura ainda quente, acrescente o queijo, o quanto baste de manteiga e os camarões fritos e mexa bem. Logo após, é só servir.

 

Serviço

O quê: 4º Festival do Camarão de Porto Belo

Quando: de 13 a 15 de outubro

Horário: sexta (13/10) das 19h à 1h; sábado (14/10) das 11h à 1h; domingo (15/10) das 11h às 22h.

Ingressos: entrada gratuita

Local: Praça da Bandeira, Centro, Porto Belo

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu