Rodrigo Saldanha busca título na abertura do Circuito Medina/ASM 2016

0

Ele mora na capital paulista, mas se sente “em casa” na Praia de Maresias, onde costuma surfar. A distância da praia não é obstáculo para evoluir e se destacar nas ondas. Rodrigo Saldanha, 11 anos, é mais um nome de ponta que estará competindo na abertura do Circuito Medina/ASM 2016.

O pequeno atleta vem se sobressaindo nas principais competições do país e sabe que terá pela frente uma disputa de alto nível técnico. “O Circuito Medina está bem legal, premiação é boa, tem até passagem de avião para a Califórnia. A competição fica mais difícil, porque vem atletas de outros lugares, mas é muito bom”, comenta o surfista, que vem embalado pela vitória no circuito carioca sub-14 no último final de semana, no Arpoador.

Acompanhado de seu pai, Richard Saldanha, sempre presente nos treinos, Rodrigo competirá nas categorias Sub-12 e Sub-14. “Estou bem animado”, avisa o competidor, que aprendeu a surfar aos três anos, na vizinha Praia de Guaecá, e sonha em seguir carreira nas ondas. “Quero viver do surfe, do que mais gosto de fazer”, diz o atleta, sempre incentivado pelos pais.

O Circuito, que tem como “padrinho” o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, tem como proposta revelar novos valores do esporte e também selecionar os atletas que farão parte da primeira turma do Instituto Gabriel Medina, a partir de 2017, na mesma Maresias. O projeto contará com grande estrutura e tem como objetivo trabalhar novos valores com a mesma metodologia utilizada para preparação de Gabriel Medina.

O Circuito Medina/ASM 2016 terá três etapas, todas em Maresias, e os quatro melhores surfistas locais em cada categoria serão convidados a participar do Instituto. O evento também terá como premiação passagens aéreas para a Califórnia aos campeões da Sub-16 (masculino e feminino), Sub-14 e Sub-12 (ambas no masculino). Nas etapas, serão distribuídos troféus e kits.

MEETING TÉCNICO

A competição terá início sábado e na sexta-feira, às 18 horas, no Hotel Pousada Tambayba, será realizado o Meeting Técnico para os atletas e técnicos com orientações e esclarecimentos sobre as regras. “Já adiantamos que nas categorias sub16 e sub14 será utilizado o sistema de prioridade nas baterias”, afirma o presidente da Associação de Surf de Maresias (ASM), Alex Leco.

Rodrigo Saldanha tem suporte da Hurley e surfa com as pranchas de Jonnhy Cabianca. Foto Basílio Ruy.

Rodrigo Saldanha tem suporte da Hurley e surfa com as pranchas de Jonnhy Cabianca. Foto Basílio Ruy.

Com 124 atletas, divididos em seis categorias, o evento já está com as baterias disponíveis no site da Federação Paulista de Surf. Acesse o link www.fpsurf.com.br/eventos/16/asm/asm01/idxmax.php.

O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Mais informações: www.facebook.com/asmmaresias/.