Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande lança Festival Gastronômico

Iniciativa desenvolvida com apoio do Sebrae/SC e da Administração Municipal comemora dois anos de atividade

Uma experiência gastronômica memorável e incomparável, que seduzirá os paladares mais exigentes com a combinação singular de ingredientes que ressaltam o sabor dos alimentos. Assim, pode ser definido o Festival Gastronômico de Lajeado Grande, que foi lançado na última semana durante cerimônia para convidados, na Cantina Pôr do Sol. O cardápio composto por tábua de frios com produtos locais foi de dar água na boca, com queijos e salames coloniais, doce de leite de ovelha, frutas, panificados e molhos. Como pratos principais foram servidos o Porco Moura e o Cordeiro Patagônico acompanhados de iguarias como purê de maça e cabotiá com queijo pecorino. Para finalizar o menu, um calzone doce e muitos drinks, tudo com ingredientes produzidos localmente.

Essa iniciativa é resultado da parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae/SC, por meio do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora. A proposta, que será realizada anualmente, surgiu porque um dos diferenciais locais é a gastronomia, o que tem se evidenciado a cada dia com o aumento do número de turistas na Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande, que comemorou dois anos de criação com o lançamento do Festival Gastronômico. Desde seu início o intuito foi de criar experiências turísticas de valor no meio rural e destacar ainda mais a produção local ao dar visibilidade aos produtos artesanais e coloniais. Integram as duas iniciativas as seguintes propriedades: Casa Bianchi, Chico Cabanas, Cantina Hammerich, Cantina Pôr do Sol, Lazaretti Produtos Coloniais, Kufner Indústria de Alimentos, Nossa Casa de Pedra e Regalos do Interior.

INSPIRAÇÕES

O empreendedor da Cantina Hammerich, Sestilho Hammerich, escolheu manter a tradição da família em produzir produtos à base de cana de açúcar. Atualmente, trabalham na propriedade ele e a esposa Maria Marilei, que neste ano comercializaram mais de 3 mil quilos de açúcar. Entre os itens produzidos estão açúcar mascavo, rapadura, melado, cachaças, licores, vinhos, geleia e uva in natura. Uma das novidades, que é inspiração do filho, é o energético de caldo de cana, com limão. Hammerich antecipou que as expectativas com o Festival Gastronômico são muito positivas. “Nunca fizemos nada parecido, então, estamos plantando para ver o que colheremos”. Por fim, ele enfatizou que a contribuição do Sebrae/SC foi muito importante para preparar os empreendedores rurais para recepcionar os visitantes.

O proprietário da Cantina Pôr do Sol, Alexandre Eufrázio Barbosa, investe na estrutura acolhedora há mais de quatro anos, com base em sua experiência de 33 anos na gastronomia. “Cozinhar é gratificante”, reforçou ao comentar que no estabelecimento os clientes podem degustar de um rodízio de pizzas artesanais. Para o Festival Gastronômico, Alexandre produziu um dos pratos principais o Porco Moura, acompanhado de purê de maça e salada de legumes cozidos. “O Porco Moura tem mais gordura entre as carnes. Seu desenvolvimento é mais lento e sua alimentação está baseada com o que produzimos no sítio”, explicou. A expectativa do empreendedor é de que sejam realizadas muitas edições. “Essa é a primeira de muitas outras, porque temos capacidade e potencial para mantê-lo como um atrativo anual”, expôs.

O outro prato principal foi o Cordeiro Patagônico, um tradicional assado argentino, produzido pelos proprietários do Regalos do Interior Dani Jannuzzi (turismóloga) e Rafael Fochezatto (técnico em agropecuária). O cordeiro é preparado inteiro em espeto de cruz com mais de oito horas de fogo de chão, benzido com ervas aromáticas que além de um sabor inigualável mantém a suculência da carne. Ele é servido com o acompanhamento de purê de cabotiá também assado na brasa e finalizado com queijo pecorino, além de molho de frutas vermelhas.

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO

O Sebrae/SC, por meio do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora, trabalhou várias ações no município como apoio para a estruturação da rota turística, consultoria para aprimorar os empreendimentos rurais, elaboração do Plano Estratégico de Turismo e lançamento do Festival Gastronômico. O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, parabenizou toda a comunidade por fazer a diferença. “Há 30 anos quando falávamos de turismo na região as pessoas duvidavam e muitas questionavam por não acreditarem ser sua vocação natural. Por isso, eu cito um pensador francês que afirma que não há nada melhor do que uma ideia em que seu tempo chegou. E, hoje chegamos no ápice dessa proposta de desenvolver o turismo na região com experiências intangíveis”. De acordo com levantamento da entidade, de setembro de 2023 a setembro de 2024, mais de 15 mil pessoas visitaram Lajeado Grande, o que representa quase oito vezes o número de habitantes.

O prefeito em exercício Ivan José Baggio enfatizou que é inimaginável pensar o que representa a contribuição do Festival Gastronômico para o futuro de Lajeado Grande. “Acredito que seja um marco inicial de um projeto que crescerá muito nos próximos anos. Isso auxiliará no desenvolvimento do município e também na qualidade de vida dos munícipes. Agradecemos ao Sebrae/SC por essa oportunidade que viabilizou avançar mais rapidamente no turismo, sem essa parceria não seria possível. Somos gratos por terem acreditado em nosso projeto e abraçado a ideia”, assegurou. Por fim, enalteceu que os resultados obtidos foram possíveis graças ao trabalho em conjunto.

Foto: Cardápio do Festival Gastronômico de Lajeado Grande (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)