Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

São Francisco do Sul terá uma das mais modernas Estações de Tratamento de Esgoto do Brasil

A prefeitura e a Águas de São Francisco do Sul inauguram, de forma inédita e online, dia 16 de junho, uma das mais importantes obras de saneamento do município: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Majorca. Construída em 15 meses, a estação conta com um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia em nível terciário e integra o sistema de saneamento básico da região das praias.

A ETE Majorca vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionaria para a universalização do saneamento no município. A concessionária é uma empresa do Grupo AEGEA que, em Santa Catarina, detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

De acordo com Victor Aroeira Vilella, gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, a tecnologia a ser utilizada na Estação de Tratamento de Esgoto é de lodos ativados do tipo Aeração Prolongada através de Reator Sequencial em Bateladas (SBR). O sistema é mundialmente utilizado para o tratamento de despejos domésticos, em situações em que é necessária uma elevada qualidade do efluente tratado.

Os efluentes chegarão na ETE pela estação elevatória de esgoto bruto, onde haverá gradeamento para sólidos grosseiros. Em seguida, serão direcionados para o tratamento preliminar, com a retenção de sólidos mais finos, areia e óleo. Após esta etapa, o efluente é direcionado para o reator SBR, que é combinado com tanque de aeração, onde ocorre a decantação e remoção biológica de nitrogênio e fósforo.

Victor explica que a etapa de aeração consiste em manter uma grande quantidade de bactérias aeróbias em contato com a matéria orgânica presente nos despejos, promovendo a oxidação bioquímica destes poluentes. O oxigênio requerido para a manutenção do processo será garantido por difusores de ar de bolhas finas do tipo circular de membranas EPDM.

A massa de bactérias é denominada lodo, que é mantido no processo. O sistema de tratamento SBR tem uma característica única: o fato de a recirculação de lodo ativado não ser necessária, pois permanece no tanque em todas as etapas do processo. A ETE Majorca conta com dois tanques SBR, que trabalharão de forma alterada e em diferentes etapas do ciclo do processo. Os líquidos clarificados gerados serão destinados para o tanque de contato para desinfecção e posterior lançamento do efluente. O lodo, por sua vez, é encaminhado para a prensa desaguadora para posterior destinação.

Posts Relacionados

Por nova funcionalidade no aplicativo ‘Conecta.í’, Itajaí será destaque no principal evento de tecnologias para prefeituras do estado

Águas de Penha esclarece dúvidas sobre esgoto e água em encontro com moradores do Gravatá

Prefeitura de Itajaí e SENAI celebram sucesso do Programa de Iniciação Profissional

Concurso “Água de Nossas Praias” está com inscrições abertas em Penha

Conheça os iates produzidos em Itajaí que serão apresentados no maior boat show do mundo

Empresário apresenta nova incorporadora na região, com lançamento da primeira obra na Praia Brava

Komprão em Itajaí foi inaugurado, a 74ª loja do Grupo Koch em Santa Catarina

Maior construtora de Itajaí conquista Selo Social 2023/2024 e celebra iniciativas sustentáveis

Dezenas de navegantinos têm aula de direção de patinetes elétricos

Músico Carlinhos Ribeiro apresenta o show Alquimia do Tambor em Itajaí nesta quarta-feira