O curso introdutório para Agentes Comunitários da Saúde (ACS) que visa à qualificação do trabalhador de saúde iniciou em Itapema na sexta-feira (08). Os agentes comunitários terão 15 encontros, parte deles será realizada em sala de aula e um segundo momento acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A capacitação é uma parceria com o Ministério da Saúde para as melhorias no tratamento da comunidade de Itapema.
O papel social do ACS é de grande importância na sociedade, pois ele atua para realizar mudanças das práticas de saúde junto da população, visando a qualidade de vida dos cidadãos. É essencial qualificar o Agente Comunitário de Saúde com assuntos sociais que exploram a integração entre as equipes de saúde e a população. Com esta visão, o curso aborda temas relacionados a políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, promoção de saúde e prevenção de doenças. Desta forma, o curso qualifica o agente para saber como agir e abordar estes temas na sociedade, sempre visando as melhorias para a população.
No curso, além de aprender sobre a relação de confiança com a sociedade, a importância de conversar sobre as políticas sociais e a criação de atividades inovadoras, os agentes comunitários também trocam diversas vivências que acrescentam ainda mais às aulas porque o principal foco do ACS é a capacidade de trabalhar e compreender as pessoas.
A fonoaudióloga e professora do curso introdutório para ACS, Estela Maris Ribeiro, destacou os temas que serão abordados. “Este é um curso para o agente comunitário criar uma autoavaliação do que ele faz, porque é necessária esta avaliação da qualidade do que se faz. No curso, iremos trabalhar diversos temas que vão desde o processo saúde e doença, planejamento em saúde até políticas públicas, vigilância em saúde e territorialização. Enfim, todos os temas referentes ao trabalho do agente comunitário da cidade. Este é um processo de qualificação da mão de obra do trabalhador agente comunitário do município de Itapema”, afirma.
O secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, ressaltou a importância do curso. “O trabalho do agente comunitário é muito importante na sociedade e no sistema de saúde, já que ele é um membro da comunidade e possui um envolvimento pessoal com tal, sendo alguém que se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas. Por isto, esta parceria com o Ministério da Saúde para a qualificação de nossos agentes comunitários é essencial. O Curso Introdutório apresenta as informações necessárias para a função do agente comunitário e o ajuda para um melhor desenvolvimento de suas ações”, disse.