Sebrae/SC e Acaert iniciam programa Smart Rádio

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Sebrae/SC e Acaert iniciam programa Smart Rádio

Iniciativa visa qualificar profissionais do rádio em Santa Catarina

 

As demandas por capacitações no segmento de radiodifusão motivaram a concretização do programa Smart Rádio – Gestão e Inovação para Rádios, uma parceria entre a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e o Sebrae/SC. A iniciativa teve como base uma pesquisa da Acaert que identificou a necessidade e aspiração das rádios catarinenses por qualificação.

O Smart Rádio trata-se de um programa desenhado de forma personalizada para atender as questões levantadas nessa pesquisa, abordando assuntos relacionados à gestão empresarial e aspectos técnicos e de inovação. O programa será desenvolvido nas regiões de Chapecó, Blumenau e Criciúma. Ao todo são 35 rádios participantes e, destas, 18 são da região Oeste. A meta é atender 40 rádios, segundo o diretor-executivo da Acaert, Leonardo Soares de Amorim.

De acordo com o gestor estadual do programa pelo Sebrae/SC, Edgar Macedo Júnior, a iniciativa tem duração de 18 meses e inclui ações em diversos formatos: capacitações presenciais e a distância, workshops, palestras e consultorias. Nessa semana, em Chapecó, ocorreu a primeira palestra magna do Smart Rádio com a presença de 35 participantes de 17 rádios da região. A abertura foi conduzida pelo gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, que enfatizou a importância do projeto para fomentar o desenvolvimento das empresas desse segmento na região.

A palestra abordou a gestão inovadora em um mercado de mudanças e foi ministrada pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Ricardo Titericz, que realçou a importância da inovação no rádio. Segundo ele, o rádio é um meio tradicional de comunicação, o que se torna um desafio. “Independentemente disso, é preciso inovar para se tornar competitivo. O profissional da área precisa aplicar melhorias, vender, abordar, olhar para o produto e o serviço de maneira diferente e inovadora. É necessário identificar o que pode ser feito além do que já é oferecido, ter criatividade para desenvolver novas estratégias que gerem receita”, explicou.