Sebrae/SC investe na capacitação de fabricantes de calçados de SJB e marca presença na 26ª SC Trade Show
Considerada uma das mais importantes feiras calçadistas do país, a 26ª edição da SC Trade Show encerra hoje, 27, com a participação de oito marcas que fazem parte do projeto Moda Catarina, realizado pelo Sebrae/SC. Expondo os lançamentos e tendências da coleção primavera/verão 2019, as fabricantes participam de uma série de capacitações promovidas pela entidade. O projeto tem como objetivo promover o fortalecimento da indústria do calçado de Santa Catarina.
Criando condições para a ampliação do mercado, para o desenvolvimento tecnológico e a inovação, o projeto contribui para gerar valor agregado aos produtos e serviços. “Os micro e pequenos empresários passam por capacitações antes e depois da feira. São repassadas técnicas de vendas, tabela de preço, planejamento estratégico, marketing e até como montar um stand”, explica a consultora do Sebrae, Schirlei Booz Sá. “É aqui na SC Trade Show que estes empresários dão a largada para o próximo semestre. Estamos numa época sazonal e o evento neste período auxilia para dar continuidade na produção ao longo do ano”, diz.
Já passaram pelo programa Moda Catarina cerca de 50 fabricantes de calçados, sendo que neste ano duas delas são estreantes na feira. No mercado há apenas quatro meses, a marca de calçados feminino Bellavine, de São João Batista, está pela primeira na feira e desde o início das suas atividades conta com o apoio do Sebrae. “Este suporte da entidade é importantíssimo. A feira superou as nossas expectativas. Há regiões que ainda não temos representantes e aqui na feira nosso contato são com clientes do Brasil inteiro”, comenta a diretora comercial da marca, Eliane Formento. Participando desde 2015 na feira, Soni Castilho, diretor comercial da Daniela Costa Calçados, também de São João Batista, destaca que a empresa prioriza a capacitação constante. “Nós precisamos sempre inovar e melhorar, desde as coleções até a parte administrativa do negócio e o Sebrae tem nos ajudado desde o início. No próximo semestre teremos uma capacitação de planejamento estratégico da parte industrial e financeira”, afirma Castilho.
Cada vez mais relevante no mercado, o polo calçadista de São João Batista é considerado o 4º maior do país, empregando cerca de 8 mil pessoas diretamente nas linhas de produções. O Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sérgio Fernandes Cardoso, afirma que a cidade sempre teve vocação para tornar-se referencial nacional na produção de calçados. “O Sebrae contribui para aglutinar e colocar todos dentro do mesmo objetivo e foco. A entidade investiu muito nestes últimos anos e toda a governança local também favoreceu para tal feito”, comenta. Ainda de acordo com o diretor, constantemente são realizadas capacitações em todos os níveis, desde a produção até a parte administrativa e executiva das micro e pequenas empresas. “Antigamente, os empresários de São João Batista participavam das grandes feiras, como a Couro Moda e a Francal, para buscar referências para as próximas estações. Mas hoje este papel mudou. Agora são estes mesmos empresários que ditam a moda. Prova disto é que estamos em abril e a SC Trade Show é 100% lançamentos para o verão 2019”, destaca o diretor afirmando ser uma mudança de paradigma.
O prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, esteve na feira e ressaltou que o Sebrae é uma importante peça para o desenvolvimento econômico da cidade. “A entidade teve e continua tendo um papel muito importante e transformador para nossa cidade. Há muitos anos o Sebrae trouxe para cidade todo o know how, o que nos deu condições para que o pequeno empresário crescesse. Um exemplo é a Studio 64, que no ano passado fez a primeira exportação e foi um trabalho que contou com o auxílio da entidade”, destaca.
Credito das fotos: Adriana Schimila/Na Mídia