Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dia 30 de abril a Secretaria de Saúde de Bombinhas se mobiliza para o Dia D de vacinação contra a gripe influenza

Neste sábado, dia 30 de abril, a Secretaria de Saúde de Bombinhas através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, se mobiliza para o Dia D de vacinação contra a gripe influenza. A vacina visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo.

Devem ser vacinadas pessoas que compõem o grupo prioritário, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas no período até 45 dias após o parto, trabalhador de saúde, população indígena, indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas.

As pessoas devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, das 8h às 17h, munido da carteira de vacinação e documento com foto. Para os portadores de doenças crônicas, que estiverem tomando a vacina pela primeira vez, é necessário laudo médico ou receita médica comprovando a enfermidade. A vacinação continua nos postos até o dia 20 de maio, mas em horário normal de atendimento.

Cuidados

Os sintomas da gripe H1N1 são: febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A pessoa com sintomas de qualquer gripe ou doença infecciosa deve ser encaminhada ao serviço de saúde para avaliação do quadro clínico. É preciso prevenir a transmissão da doença a outras pessoas, evitando-se locais com aglomerações, e protegendo nariz e boca ao tossir ou espirrar.

Um detalhe importante a ser observado é quando a febre passa e depois volta de forma repentina, após alguns dias. Nas crianças, observe se os lábios estão lábios arroxeados e se a musculatura das costas está com movimentos intensos. A gripe H1N1 pode afetar órgãos vitais, como o pulmão, provocando dificuldades respiratórias severas, que, se não tratadas adequadamente, podem ocasionar a morte.

Posts Relacionados

Komprão em Ilhota foi inaugurado, a 73ª loja do Grupo Koch em Santa Catarina

Sessões de negócios voltados para os setores de saúde, logística e cadeias produtivas acontecem na próxima semana em Joinville

Câncer de mama: Santa Catarina pode registrar 4 mil novos casos da doença em 2024

Housekeeping Day do Costao coleta 140 quilos de resíduos na Praia do Santinho

Fort Atacadista celebra 25 anos de história com inauguração da quarta loja em Joinville, no dia 25

Escola é condenada a indenizar professor que recebeu bilhetes homofóbicos em sala de aula

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Ilhota

Escola SESI de Brusque exibe criatividade e inovação durante Mostra STEAM

Empreendimentos com arquitetura integrada à natureza são benéficos para as crianças

Festival do Imóvel atraiu público interessado no mercado imobiliário na Grande Florianópolis