Secretaria Municipal da Saúde de Barra Velha dá início a 20ª edição da Campanha Nacional contra Gripe
Expectativa é vacinar mais de 8 mil pessoas
A Secretaria Municipal de Saúde promove de 23 de abril a 1º de junho, a 20ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Realizada desde 1999 com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortes na população, a campanha estima vacinar 8.307 pessoas no município.
Durante todo o período de vacinação, as Unidades Básicas de Saúde do Centro, São Cristóvão, Pedras Brancas, Sertãozinho e Itajuba estarão realizando o atendimento.
As vacinas serão inicialmente destinadas aos seguintes grupos, considerados de risco:
- Pessoas com 60 anos ou mais.
- Crianças na faixa etária entre 6 meses a menores de 5 anos, (4 anos, 11 meses e 29 dias).
- Gestantes e mulheres em fase de até 45 dias após o parto.
- Trabalhadores da saúde e professores das escolas da rede pública e privada.
- Povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas.
- Detentos e funcionários do sistema prisional.
A gripe tem como sintomas mais comuns o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, dor de garganta e cansaço. Nos casos mais graves da doença podem ocorrer dificuldades respiratórias, sendo necessária a hospitalização. Segundo o Ministério da Saúde a vacinação é considerada uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe.
De acordo com Elaise, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal “A gripe é uma doença respiratória que pode causar infecções graves com risco de óbito, especialmente em pacientes que apresentem fatores ou condições de risco”. A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar ao menos 90% dos grupos determinados.