Secretaria Municipal de Educação adquire mesas digitais para atender alunos com deficiência

0

As mesas digitais estimulam as habilidades cognitivas e motoras como atenção, concentração, paciência, memorização, linguagens, criatividade, percepção visual e auditiva

Na última sexta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação promoveu treinamento destinado aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que utilizarão as cinco plataformas digitais adquiridas pelo município. As mesas serão utilizadas por alunos com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades e super dotação.

O equipamento é uma plataforma educacional baseada nos conceitos da ludopedagogia. Todas as funções são realizadas na tela sensível ao toque que reconhece, além do toque humano, o toque de qualquer objeto, como pinceis, adaptadores, facilitadores de punho e ponteiras de boca ou cabeça.

As mesas digitais estimulam as habilidades cognitivas e motoras como atenção, concentração, paciência, memorização, linguagens, criatividade, percepção visual e auditiva, coordenação motora fina e viso motora. As plataformas serão utilizadas na ERM Prefeito Bernardo Aguiar, ERM João Manoel da Silva, EBM Professora Antônia Gasino de Freitas, EBM Manoel Antônio de Freitas e CEI Frei Libório Schmitt.

A coordenadora municipal da Educação Especial, Márcia Aparecida Rodrigues, explica que o AEE é um serviço de apoio a sala de aula comum, para que se ofereçam meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes. “A plataforma digital é mais uma ferramenta que auxiliará os alunos com deficiência no desenvolvimento de habilidades e potencialidades”, avalia a especialista.