Vinte e cinco turmas formadas por comerciantes da temporada, principalmente por ambulantes que vendem produtos na orla da praia, concluíram o curso de Qualidade no Atendimento ao Turista e também de Manipulação de Alimentos. A qualificação, que iniciou em 12 de setembro e foi finalizada na noite desta quinta-feira (24), foi promovida pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. No total, 640 vendedores receberam seus certificados.
Conforme explica a turismóloga Luciana Vargas, do setor de Planejamento e Pesquisa da Sectur, o curso está encerrado para este ano. “As informações para as inscrições circularam na mídia durante dois meses e meio em rádios, televisões, jornais e internet. Os participantes deste ano já estão aptos para atender bem aos turistas e moradores, nesta temporada”.
O curso é promovido todos os anos no segundo semestre. Sem ele, o comerciante não pode atuar, seja na areia ou nos pontos de vendas de produtos na beira da praia, como nos quiosques de milhos e churros. Com a certificação e a apresentação do pagamento do alvará para a Secretaria da Fazenda, os ambulantes recebem a credencial para as vendas na praia.
Foram ofertadas 750 vagas, nesta edição, sendo que foram ocupadas 85% delas por vendedores distribuídos em diversas categorias de produtos.