O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou, nesta quarta-feira (22), uma nova reunião ordinária da entidade, com a participação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur). No encontro com os membros, a pauta envolveu assuntos como o Plano Municipal de Turismo, a apresentação de novos membros substitutos, a Casa dos Conselhos como parceira na tramitação dos assuntos, a iluminação natalina para 2016, as obras do Centro de Eventos, entre outros itens. A Sectur esteve representada pelo secretário Hélio Dagnoni e a turismóloga, Luciana Vargas.
Os trabalhos foram coordenados pela presidente do COMTUR, Dirce Fistarol, que apresentou o diretor da Casa dos Conselhos, Thiago Turossi. Ele irá ajudar na estruturação do Conselho e encaminhamentos da entidade. “Iremos fazer o possível para dar o suporte necessário, receber os documentos, facilitar a tramitação e também dar sugestões para aperfeiçoar os trabalhos do COMTUR”, alinhavou Turossi.
Debateram a tramitação do Plano Municipal de Turismo no Legislativo, o qual o Conselho também acredita que a melhor forma de prosseguir é realizar uma Audiência Pública antes de sua aprovação, e foi montada a primeira Comissão do Conselho, que terá como meta estudar a viabilidade de envolver a iniciativa privada com uma grande iluminação da orla central, para o Natal. Essa comissão está formada pelos membros, Olga Ferreira (presidente do sindicato Sechobar), Eliane Colla (presidente da CDL), Ciça Muller (presidente da Associação Empresarial Acibalc), pelo secretário de Turismo Hélio Dagnoni e ainda Maurílio Pereira , representante do Sindicato da Habitação, Secovi.
“Queremos formar outras comissões, para dar encaminhamento a vários assuntos relacionados ao turismo da cidade. Será uma forma de evoluirmos e estudar separadamente cada um deles”, colocou a presidente do Comtur, empresária Dirce.
Já em relação ao Centro de Eventos, o Conselho Municipal de Turismo externou ao secretário Dagnoni, o desejo que ingressar nos grupos de visitas que a Sectur já formata, para acompanhar as obras do empreendimento. Hélio informou que o primeiro grupo a visitar o canteiro será formado por hoteleiros e Convention Bureau, e posteriormente, será a vez dos membros do COMTUR. “Nesses grupos também vamos levar a imprensa, pois não podemos deixar a obra parar. Nosso Centro de Eventos será o terceiro maior do Brasil e área física e já tem eventos que desejam se fixar na agenda do futuro complexo para o não de 2018”, complementou o secretário, informando que as equipes de visita terão até 15 integrantes, e a sugestão é que usem sapatos apropriados para a visitação ao local.
O Comtur deverá realizar reuniões ordinárias mensalmente.
Prefeitura de Balneário Camboriú