Seis motivos que levam aos investimentos de imóveis em Balneário Camboriú
Levantamento da FG Empreendimentos aponta que a preocupação constante com melhorias faz com que a cidade tenha alto fluxo de investidores
Os atrativos que tornam Balneário Camboriú interessante aos investidores imobiliários vão além dos arranha-céus em si. A contextualização da localização, segurança, atrativos, acessos e até as projeções de melhorias é que se encarregam de garantir que apartamentos tenham índice de valorização de 19,83% ao ano, como ocorre nas obras da FG Empreendimentos, construtora que atende ao mercado de luxo e tem mais de duas mil unidades entregues ao longo dos anos de atuação. O diretor comercial, Altevir Baron, fez um levantamento e aponta quais critérios são levados em conta por aqueles que sonham em investir na cidade.
Geografia favorável – o mercado tem praticamente sete quilômetros de orla, mas o Brasil inteiro como comprador. A cidade fica muito bem localizada, próxima dos aeroportos de Navegantes e Florianópolis. Tem ainda uma forte relação com o transporte marítimo, ganhando recentemente a chancela para receber cruzeiros. De carro pela BR-101, pelo ar, pelo mar, é possível se deslocar de maneira rápida e eficiente dos diferentes pontos do país.
Edificações novas – a cidade em si é muito jovem, tem 53 anos. E as edificações seguem a mesma linha. Além disso, com a força do mercado imobiliário, os prédios são projetados seguindo tendências mundiais de engenharia e arquitetura. São modernos, pensados no bem-estar e na valorização, o que torna muito atraente para os investidores. Se comparado aos outros potenciais mercados de luxo do Brasil, Balneário Camboriú tem o metro quadrado mais valorizado.
Estrutura turística – este foi um apelo buscado desde que a cidade recebeu a emancipação político-administrativa. Desde então, Balneário Camboriú recebeu investimentos, tornou-se o mais famoso atrativo turístico do Sul do Brasil. A fama se espalhou e as atividades, aportes financeiros e diferenciais continuaram a fazer parte do dia a dia da cidade. Tem de praia movimentada à praia agreste, gastronomia dos quatro cantos do planeta, atrativos naturais ou construídos, como o único teleférico no mundo que liga duas praias. E tem mais novidades prestes a chegar.
Novos projetos de melhorias – os investimentos para incrementar melhorias na cidade ocorrem em diferentes setores, para que ela torne-se ainda mais dinâmica. Como o alargamento da faixa de areia da Praia Central, que deverá estender a orla e reurbanizar o que já é bonito e bem-feito. “Tem ainda o centro de eventos, a preocupação com a questão ambiental e os investimentos nos acessos. Tudo isso colabora para o crescimento da cidade e, consequentemente, para o mercado imobiliário que não para de crescer”, sustenta o diretor comercial da FG Empreendimentos, Altevir Baron. A construtora é uma das que apostam no município como potencial gerador de emprego e renda.
Segurança pública – pesquisa nacional mostra que Balneário Camboriú é a primeira entre as cidades catarinenses neste quesito. E a 16ª do Brasil. Para montar o ranking, o estudo levou em consideração seis critérios: o monitoramento de áreas de risco; iluminação pública; taxa de homicídios; acidentes de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito.
IDH bem posicionado – o município foi colocado em 4° lugar como o melhor lugar para se viver no país, entre as cidades de até 500 mil habitantes. A pesquisa se baseou no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que leva em consideração a saúde (expectativa de vida da população), educação e renda. A pesquisa destaca que o município tem ótima infraestrutura urbana e aparece em quarto lugar no ranking do IDH, principalmente por conta da expectativa de vida dos moradores, que é de 78,62 anos.