Seleção por exame de classificação e por ordem de inscrição: IFSC oferece mais de 700 vagas em cursos técnicos

0

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para mais de 700 vagas em diversos câmpus do Estado.

 

São três editais abertos no momento, sendo um por exame de classificação – para cursos de Ensino Médio Técnico – e dois em que a seleção é por ordem de manifestação de interesse, sem sorteio nem prova – para cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e Proeja Técnico.

 

Exame de classificação

 

Para as 422 vagas em 12 cursos técnicos integrados que terão processo seletivo por exame de classificação, as inscrições devem ser feitas até 6 de maio, por meio do Portal de Inscrições.

 

Há opções nas cidades Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. Como o processo seletivo será por exame de classificação, os candidatos devem ficar atentos a todas as etapas do cronograma do Edital 01/2022/2.

 

Vagas Remanescentes

 

Já as vagas remanescentes, em que o candidato não precisa fazer prova nem participar de sorteio, estão divididas em dois editais.

 

24/2022/1 tem 228 vagas em 22 cursos, com opções em Florianópolis, Itajaí, Lages, São Lourenço do Oeste e Tubarão. Nesse edital, as inscrições vão até 29 de abril e é possível escolher entre cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Confira aqui mais informações.

 

edital 15/2022/1 oferece 88 vagas em sete cursos de três cidades – Garopaba, São Lourenço do Oeste e São Carlos, entre cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes. Para estes, a inscrição vai até 25 de abril e você pode ter mais informações clicando aqui.

 

Qual a diferença entre os cursos disponíveis?

 

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

 

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

 

Os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

 

Entenda melhor a diferença entre os cursos técnicos do IFSC neste post do Blog do IFSC

 

Saiba mais sobre os cursos no nosso Guia de Cursos.