O dia é o mais frio do ano para Urubici, na Serra catarinense, que teve mínima de -5ºCneste sábado, mas não nevou nem teve geada cobrindo os campos. E como a cidade está lotada, com todos os 1,8 mil leitos ocupados, o que contentou os turistas cedo nesta manhã foi o termômetro da praça na rua central. A marca de -6ºC é a menor registrada neste ano pelo termômetro e acabou virando a principal atração nesta manhã de céu limpo na cidade.
Por volta das 6h30min deste sábado, 30 turistas estavam na praça para fazer fotos e garantir um registro do frio que fazia. E não parava de chegar e sair gente. Todos acordaram cedo à espera da neve, que não veio nesta madrugada. Com o tempo aberto, sem nebulosidade, a chance de nevar se anula.
— Queríamos muito ter visto a neve, mas não foi dessa vez, infelizmente — disse a turista de Florianópolis Bianca Cabral, 30 anos.
Na frente da praça desde as 4h da madrugada na espera da neve, ela e mais três pessoas se aqueciam com cobertores. Hospedados em Lages, eles vão percorrer as cidades mais frias neste fim de semana, e tiveram mais sorte que o casal Rosimere Steinbach, 36, e Valdeci Josué da Silva, 43, que saíram de Santo Amaro da Imperatriz ainda em busca de hospedagem na Serra.
— Tentamos reservar, mas está tudo lotado. Mesmo assim subimos para ver a neve, passear e tentar algum lugar ainda disponível para passar esta noite.
Os dois rumaram nesta manhã para São Joaquim, onde vão curtir o frio serrano.
Frio em Santa Catarina
A página de monitoramento online da Epagri/Ciram mostrava diversas cidades com temperaturas negativas na manhã deste sábado. Por volta de 7h30min fazia -5°C em Bom Jardim da Serra. Em Água Doce a estação registrou -4°C. Em cidades como Lages, Curitibanos, Otacílio Costa e Alfredo Wagner o site indicava marcas entre -3°C e -2°C.
Em Florianópolis fez frio, mas não abaixo de 0°C. A Capital começou o sábado com céu limpo e temperatura na casa dos 4°C.