O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – abriu, a partir desta segunda-feira (04/10), um novo canal de comunicação com os consumidores. No Portal Itajaí Saneada, http://itajaisaneada.
No menu do site tem o Diário de Obras, um mapa de ruas com informações atualizadas sobre as oito fases dos serviços, desde a escavação e assentamento da tubulação na rua; implantação de ramais das caixas de inspeção; período de acomodação do solo; repavimentação; acomodação do pavimento; limpeza da via; acabamentos e correções adicionais. O site traz informações sobre o Programa É Só Se Ligar e a lista de ruas com rede coletora pronta e conectada na Estação de Tratamento de Esgoto. Tem ainda materiais de educação ambiental e formulário para envio de dúvidas, sugestões ou reclamações. As mensagens são respondidas pelos fiscais.
Atualmente, o Semasa está investindo na implantação da rede coletora de esgoto nos bairros São João, São Judas, Dom Bosco, Vila Operária e em breve iniciará obras no Nossa Senhora das Graças. Na Murta e no Cidade Nova, os serviços estão na fase final. No São Vicente e Cordeiros, a rede está instalada em mais de 16.800 imóveis e deve ser colocada em funcionamento no ano que vem. Nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e em parte da Vila Operária a rede está em operação.
Para que esse amplo programa de saneamento seja possível, é fundamental que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) possa operar com maior capacidade. O Semasa está investindo na ativação de novos módulos na ETE Cidade Nova. A segunda etapa está sendo finalizada e vai tratar o esgoto dos bairros São Vicente, Cordeiros, Murta e Cidade Nova. Além disso, o Semasa vai construir três novos tanques, tendo sua capacidade ampliada de 130 litros por segundo para 630 litros por segundo.
“Obras de implantação de rede de esgoto são bastante complexas, demoradas e provocam transtornos no trânsito, porém os benefícios precisam ser melhor compreendidos. Esgoto tratado é garantia de rios e praias sem poluição e todo esforço feito agora reflete no meio ambiente, na qualidade de vida, na saúde e na valorização de imóveis”, observa o diretor.