Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

SENAI de Brusque debate escassez de profissionais durante encontro com indústrias

Com o objetivo de discutir os desafios da escassez de profissionais no país, o SENAI do Vale do Itajaí Mirim promoveu, na manhã de quarta-feira (09), um evento focado especialmente nos especialistas de Recursos Humanos das empresas e indústrias da região. O encontro apresentou o cenário regional e fomentou um debate em busca de soluções para o problema.

Em sua apresentação, a gerente executiva do SESI e SENAI da regional, Silvana Meneghini, exibiu números otimistas para Brusque e outros municípios próximos. Conforme dados levantados pelo Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), atualmente existem quase 6 mil empresas em Brusque sendo que, destas, aproximadamente 2 mil enquadram-se como indústrias.

Ainda de acordo com o levantamento, de 2023 até os dias atuais o setor gerou mais de 2.300 novos empregos, o que comprova uma crescente de oportunidades dentro do segmento. Contudo, a falta de trabalhadores pode causar um colapso no setor, como alerta Silvana.

“O cenário mudou, antes as empresas buscavam por profissionais qualificados. Hoje buscam somente por profissionais, de tão alta que está a demanda”, comenta ela. “Temos elaborado estratégias em parceria com sindicatos, associações e empresas, desenvolvendo ações em conjunto com o SENAI conforme a realidade de cada um para a formação, requalificação e atração desses profissionais no setor”.

O evento foi uma oportunidade para que o SENAI pudesse apresentar algumas soluções que ajudam a mitigar a escassez de especialistas, como o melhor aproveitamento do programa Jovem Aprendiz por parte das indústrias. “Temos aplicado estratégias que estão funcionando dentro de muitas empresas, como o uso do Termo Circunstanciado. Cada realidade é analisada de forma individual e temos conseguido excelentes resultados”, explica.

Renato José Dalcejo, representante da empresa Fiação Águas Negras de Botuverá, saiu satisfeito com os debates e reforçou que o setor privado pode e deve buscar soluções. “O associativismo é a chave do sucesso, o setor privado tem que se unir e buscar soluções em conjunto, fortalecendo todas as empresas. Estamos aqui para encontrar soluções juntos”, completa ele.

Empresas que desejam debater sobre a escassez de profissionais podem buscar consultorias do SENAI. Para outras informações basta entrar em contato (47) 3251-8900.

Posts Relacionados

Curso de Sistemas para Internet EaD do IFC Camboriú recebe nota máxima do MEC

Atleta do CEPE Joinville brilha no Campeonato Brasileiro Sub-17 e bate recorde

7ª VT de Florianópolis destina R$ 680 mil a fundos públicos de proteção civil e promoção de direitos

SESI de Brusque promove palestra solidária com foco na saúde da mulher

Presença feminina cresce 40,5% em novas empresas de Santa Catarina

Outubro Rosa: Mercadão de Coqueiros arrecada leite para famílias de pacientes

Atestado médico não precisa ter código da doença para ser válido, decide 2ª Turma

Lages sedia mais uma Exposição Passaporte de Primavera

Escola SESI de Brusque divulga bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino

IFC abre inscrições de Cursos Técnicos para quem já terminou o Ensino Médio