SENAI de Brusque e Secretaria de Educação do Estado de SC formam turmas de alunos nos cursos de Qualificação Profissional

O SENAI de Brusque acaba de formar novos profissionais que participaram dos cursos Projeto de Inovação e Melhoria e Lógica de Programação, oferecidos pela instituição em uma parceria inédita com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. A formatura foi realizada na última quarta-feira (30), no auditório do SENAI de Brusque e contou com a participação de 23 formandos das cinco turmas realizadas.

Com duração de 160 horas, as aulas tiveram início no mês de março até outubro de 2024, sendo realizadas duas vezes na semana, no contraturno da educação básica (Ensino Médio) frequentada pelos alunos.

O objetivo dos cursos, conforme relembra Fabiane Fantoni Winter, coordenadora de Educação Profissional do SENAI da regional do Vale do Itajaí Mirim, é de capacitar os participantes para que consigam identificar problemas de maneira estruturada, propor melhorias, usar ferramentas de inovação, e liderar projetos que tragam resultados mensuráveis para as organizações.

“É uma formação que valoriza a prática, com estudos de caso e simulações, desenvolvimento de projetos, o que facilita a aplicação direta no dia a dia. Esta parceria com o Estado valida a preocupação do governo com a educação, principalmente no que tange a profissionalização, que contribui diretamente para o crescimento e desenvolvimento da sociedade”, completa ela.

Durante as aulas, ocorridas nas escolas Dom João Becker, Feliciano Pires, Yvonne Olinger Appel e CEJA, no curso Projeto de Inovação e Melhoria, os estudantes aprenderam conceitos como inovação, metodologias e ferramentas de melhoria contínua, estratégias de criatividade e ideação, planejamento e execução de projetos de melhoria e análise de indicadores e resultados.

Conforme Flavia D’Alonso, coordenadora da regional de Educação do Estado de Santa Catarina, a parceria firmada nas escolas foi um sucesso e “teve o objetivo de acrescentar formação técnica ao currículo dos estudantes, para estarem tecnicamente mais preparados para o mercado de trabalho”, completa. Oportunizar que os alunos das escolas estaduais experienciem a Metodologia SENAI de Educação Profissional abre portas para que eles visualizem novas possibilidades de aprendizado e instiga ao lifelong learning.