Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

SENAI de Chapecó conquista sete medalhas na Olímpiada do Conhecimento

O SENAI de Chapecó obteve sete medalhas na Olimpíada do Conhecimento 2016, torneio de educação profissional encerrado no domingo (13), em Brasília. Foram cinco medalhas nos desafios, uma medalha na Mostra Inova e uma medalha no SAEP. No total, o SENAI de Santa Catarina obteve duas medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze. Com a premiação, a entidade, que integra a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ficou na terceira colocação no ranking geral do evento. Os premiados são de Chapecó, Itajaí, Criciúma, Balneário Camboriú e Rio do Sul.

Para a elaboração do ranking final, foram considerados os resultados dos desafios por equipe e individuais (provas que identificaram as competências dos alunos, com projetos desenvolvidos durante o evento), da Mostra Inova SENAI (com produtos e processos inovadores, desenvolvidos anteriormente), do Grand Prix de Inovação (sugestões de inovações para indústrias, propostas durante o evento) e do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) – provas realizadas durante o evento envolvendo alunos dos cursos mais procurados no SENAI em todo o País.

A maior quantidade de medalhas de Santa Catarina foi conquistada pela unidade do SENAI em Chapecó.  Nos desafios individuais foram uma medalha de ouro – por Rafael Ziliarski, em eletricidade predial – e três de prata – Gabriel Vassoler, em soluções de softwares para negócios; Letícia da Cruz, em aplicação de revestimentos cerâmicos, e Laura Lamera, em construção de alvenaria. Vassoler integrou, ao lado de Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva e Edenílson Gonçalves o grupo, orientado pelo professor Wagner Titon, que ficou na segunda posição no desafio por equipe em soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação.

Mais uma medalha de prata de Chapecó foi conquistada por Jonatan Rampinelli, do curso técnico em eletrotécnica, no SAEP. Além disso, o Sorvete de Azeite de Oliva foi o terceiro colocado na categoria Produto Inovador da Mostra Inova SENAI. A gordura hidrogenada foi substituída por azeite extra virgem, que traz benefícios à saúde. O teor de gordura no produto foi reduzido substancialmente, mas o sabor manteve-se inalterado. No evento, a equipe foi representada por Josiane Betat e Andréia Faion .

O gerente de Educação e Tecnologia do SENAI Chapecó, Almeri Dedonatto, frisou que a unidade possui bons projetos de inovação e tecnologia. “São muito competidores e as nossas equipes conseguiram se sobressair. Isso demonstra que o trabalho desenvolvido gera resultados e valida a metodologia de educação profissional do SENAI”, explanou.

Para o diretor do SENAI Região Oeste, João Roberto Lorenzett, as premiações evidenciam a qualidade da educação da entidade. “Representa a coroação do esforço dos alunos e professores. A competição é de altíssimo nível e procura manter a excelência da educação oferecida pelo SENAI”, enfatizou.

A Olimpíada reuniu mais de 1,2 mil estudantes de todo o País. O evento se constituiu em um conjunto de competições que simularam situações reais da indústria e focaram em competências profissionais e inovação. Mais de 20 estudantes, professores e pesquisadores do SENAI e do SESI catarinenses, entidades da FIESC, que participaram receberam algum tipo de premiação.

 

Confira os medalhistas do SENAI/SC

 

Ouro

  • Rafael Ziliarski (Curso Técnico em Mecatrônica de Chapecó), em eletricidade predial – Desafio Individual
  • Gustavo Avelar Cabral (Itajaí), curso técnico em logística – Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)

Prata

  • Diovanna Caroline Schell (Curso Técnico em Informática de Chapecó), Andrew Malta Silva, (Curso Técnico em Informática de Chapecó), Gabriel Vassoler (Curso Técnico em Informática de Chapecó) e Edenílson Gonçalves (Curso de Aprendizagem Industrial em Informática de Chapecó) – soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação. Professor orientador Wagner Titon – desafios por equipe
  • Gabriel Vassoler (Curso Técnico em Informática de Chapecó) – soluções de softwares para negócios – Desafio Individual
  • Letícia da Cruz (Curso Técnico em Edificações de Chapecó), aplicação de revestimentos cerâmicos – Desafio Individual
  • Laura Lamera (Curso Técnico em Edificações de Chapecó), em construção de alvenaria – Desafio Individual
  • Jonatan Rampinelli (Chapecó) – curso técnico em eletrotécnica – Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)
  • Processo Inovador: Filtro Cell (Criciúma), equipe representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan – Mostra Inova SENAI

Bronze

  • Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú) – técnico em edificações – Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)
  • Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul) – aprendizagem industrial em costura – Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) para pessoas com deficiência
  • Produto Inovador Sorvete de Azeite Oliva (Chapecó), equipe representada por Josiane Betat (Coordenadora da Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó) e Andréia Faion (Docente da Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó)

 

MARCOS A. BEDIN

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer