Na quinta-feira (22/08) o Sesc abre a exposição “Palavra Tomada”, do artista joinvilense Sergio Adriano H, na Galeria do Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages, com entrada gratuita. A sexta exposição a circular pelo projeto Rede Sesc de Galerias segue o eixo curatorial Afro brasilidades: Narrativas, Memórias e Resistência, definido pelo Sesc para uma atuação nacional na área das artes visuais.
Esta circulação é uma iniciativa local dentro de uma ação maior de âmbito nacional que, num primeiro passo, quer-se investigar, a partir de uma perspectiva negra, as amálgamas que compõem a poesia da arte – branca ou não branca –, lançando mão, para isso, de perspectivas curatoriais, poéticas, formais, expográficas, dentre todos os outros códigos que compõem as artes visuais. Espera-se, com isso, despertar-nos para um exercício que possibilite contar várias e diferentes histórias da arte nas nossas galerias.
Sérgio Adriano H é artista visual, performer e pesquisador, formado em Artes Visuais e mestre em Filosofia. Nascido em Joinville/SC, atualmente vive e trabalha entre sua cidade natal e São Paulo/SP. Seu processo criativo se fundamenta em pesquisas teóricas e práticas de caráter político, que perpassam temas como o da verdade e da construção do conhecimento, dos fluxos de informações e da disseminação das fake news na sociedade contemporânea, e, sobretudo, sobre questões de raça.
Para o projeto Rede Sesc de Galerias, o artista apresenta um recorte de sua produção recente intitulada “Palavra Tomada”, onde apresenta uma série de fotografias, objetos, instalação e vídeo que tem, segundo o artista, o “singelo e enorme objetivo de plantar algumas interrogações no pensamento dos indivíduos e da sociedade: afinal, por que não falamos francamente de racismo no Brasil? O que não se deseja olhar? É mais fácil deixar os negros como coadjuvantes, serviçais ou os bandidos da sociedade? Vamos perpetuar os mecanismos que condenam os negros a uma morte social?”
Serviço:
Exposição “Palavra Tomada”, de Sergio Adriano H (de Joinville/SC)
LAGES
Abertura: 22/08, às 19h com a presença do artista
Visitação: 22/08 a 29/09
Segunda a sábado, das 9h às 21h | Domingos e feriados, das 14h às 18h
Galeria de Arte do Centro Cultural Vidal Ramos Sesc: Rua Vidal Ramos Júnior, 152
Entrada Gratuita
ITAJAÍ
Abertura: 17/10, às 19h com a presença do artista
Visitação: 18/10 a 29/11
Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Galeria de Arte do Sesc: Rua Almirante Tamandaré, 969
Entrada Gratuita
Nos meses de agosto e setembro, a programação do Sesc segue ainda com as seguintes exposições:
JARAGUÁ DO SUL
Pelo projeto Rede Sesc de Galerias, a exposição “Verada”, que ocorre em formato de proposta curatorial de Gabi Bresola, Mariana Berta e Marcos Walickosky, está aberta na Galeria de Arte do Sesc Jaraguá do Sul (Rua Jorge Czerniewicz, 633). A visitação acontece até 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com entrada gratuita.
A exposição ocorre com a colaboração de dez pessoas que residem em diferentes localidades da cidade que são convidadas a ceder uma obra de arte que parte dos seus contextos, em regime de consignação, para compor a exposição. O intuito é o de envolver o público como participante ativo, provocando reflexões acerca da arte contemporânea e sobre como ela pode ser compreendida.
+Inf.: https://sesc-sc.com.br/site/
JOINVILLE
A exposição “Pequenos Formatos”, do blumenauense Pita Camargo, está aberta na Galeria do Sesc Joinville (Rua Itaiópolis, 400 – América). A visitação acontece até 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com entrada gratuita.
Com um trabalho já consolidado em esculturas de grande porte em espaços públicos, em um percurso de mais de trinta anos, nesta exposição, que circula pelo projeto Rede Sesc de Galerias, a pesquisa visual apresentada pelo artista se volta agora para a diminuição da escala, onde a menor unidade de medida é a busca para alcançar uma maior qualidade estética. As obras em mármore permitem uma nova apreciação, em uma relação mais próxima e cotidiana entre o expectador e a obra de arte.
+Inf.: https://sesc-sc.com.br/site/
JOAÇABA
Pelo Circuito Propagações, uma parceria entre o Sesc e a Fundação Cultural Badesc, a exposição “Ensaio sobre as nuvens” de Janaina Schvambach, está aberta na Galeria de Arte do Sesc Joaçaba (Rua Getúlio Vargas, 285 – centro). A visitação é gratuita e acontece até 20 de setembro, de segunda a sexta das 9h às 19h.
A fotografia, a memória, a paisagem e o arquivo são pontos chave para tocar o singular pensamento da artista. Seu discurso se dá pelo registro de nuvens – acúmulo de gotículas de água no céu – e pode causar estranhamento num primeiro momento por se debruçar sobre uma realidade intangível, um tema prosaico. O incorpóreo ou o impalpável, porém, neste caso, resultam em metáforas para pensar além das nuvens.
ITAJAÍ
A exposição “Carlos Vergara viajante: experiência de São Miguel das Missões”, está aberta na Galeria do Sesc Itajaí. (Rua Almirante Tamandaré, 969 – centro). A visitação acontece até 13 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com entrada gratuita.
A mostra circula pelo projeto nacional Arte Sesc com 14 obras divididas entre monotipia em tecido, monotipia e pintura em lona crua, montagens fotográficas e vídeo. Carlos Vergara viaja para pintar, buscando no deslumbramento do ver pela primeira vez a força motriz da sua poética visual.
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/