Sesc promove Mostra de Cinema Clássicos Sci-Fi em nove cidades catarinenses
A programação é gratuita e acontece em Araranguá, Balneário Camboriú, Chapecó, Curitibanos, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna, com exibição de longas-metragens de ficção científica
De 27 a 29 de outubro, o Sesc realiza a Mostra de Cinema Clássicos Sci-Fi – uma Jornada de Quatro Décadas pelo Fantástico Mundo dos Filmes B de Ficção Científica, em Araranguá, Balneário Camboriú, Chapecó, Curitibanos, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna. Com entrada gratuita, serão exibidas três obras-primas do gênero, que marcaram época e abordam temas como viagens no espaço e no tempo, universos paralelos e alienígenas.
Estão em cartaz, os longas-metragens “Eles vivem”, de John Carpenter (1988), “O planeta proibido”, de Fred McLeod Wilcox (1956) e “Fuga no século 23”, de Michael Anderson (1976). De acordo com a curadoria do evento, “os filmes trazem provocações pertinentes não só ao período em que foram exibidos, mas à nossa vida atual, como a relação do homem com a tecnologia e o nosso grau de liberdade em relação à sociedade da informação”.
A programação detalhada com as datas, horários e locais das sessões em cada cidade pode ser consultada no site do Sesc/SC em: https://www.sesc-sc.com.br/projeto/166.
+ Sobre o gênero
Ficção científica é um gênero literário desenvolvido no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. A ação pode girar em torno de um grande leque de possibilidades como: viagem espacial, viagem no tempo, mais rápido que a luz, universos paralelos e vida extraterrestre. Em inglês o termo ficção científica é abreviado para SCI-FI.
+ Sobre os filmes
“Eles vivem”, de John Carpenter (1988)
Sinopse: John Nada encontra uns óculos que lhe permitem enxergar alienígenas disfarçados de seres humanos, inclusive as suas mensagens de dominação veiculadas pela mídia. Ao ingressar na resistência armada contra a os invasores, Nada passa a ser visto como subversivo pela polícia.
Tempo de duração: 93 min.
Classificação etária: 16 anos
“O planeta proibido”, de Fred McLeod Wilcox (1956)
Sinopse: Inspirado na peça “A Tempestade”, de William Shakespeare, o filme conta a história de uma expedição a um planeta distante para verificar uma colônia de cientistas. No local eles encontram apenas dois sobreviventes: o Dr. Morbius, que dobrou seu intelecto com o uso de tecnologia alienígena, e sua filha.
Tempo de duração: 98 min.
Classificação Etária: Livre
“Fuga no século 23”, de Michael Anderson (1976)
Sinopse: Bem-vindo ao século XXIII, um mundo de total prazer, quando todos os seus desejos serão atendidos. Exceto um: você não pode viver mais do que 30 anos. Logan é o responsável por rastrear e liquidar aqueles que atingem o limite de idade, até que ele próprio completa 30 anos, e o desejo de viver supera todos os outros.
Tempo de duração: 119 min.
Classificação Etária: 16 anos