Sescoop fará pesquisa socioeconômica do Cooperjovem
As cooperativas acreditam que a cultura da cooperação é uma das melhores formas de construir um mundo mais justo, feliz e equilibrado. Com base em seus princípios, elas trabalham para mostrar à sociedade que o cooperativismo é o modelo mais capaz de aliar desenvolvimento social e desenvolvimento econômico.
Uma das ações implementadas aqui no Brasil com esse propósito é o programa Cooperjovem, criado em 2007 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) para disseminar a cultura da cooperação, com base em uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa.
Graças ao Cooperjovem, o cooperativismo já faz parte do currículo de 600 colégios brasileiros, beneficiando mais de 100 mil alunos que aprendem, na prática, o poder transformador da cooperação. Vale destacar que o programa já foi abraçado por 80 cooperativas, sendo realizado por mais de 2,6 mil professores.
PESQUISA
Onze anos depois, o Sescoop quer saber como o Cooperjovem tem ajudado no desenvolvimento das cooperativas brasileiras. Em função disso, coordenadores do programa nos estados de SP, SC, PE, MS e PR, além de representantes da unidade nacional do Sescoop, se reuniram na última semana, em Brasília para discutir a realização da pesquisa de impacto social desse programa, demonstrando seus retornos econômicos (custo-benefício), financeiros (custo-eficácia e eficiência) e sociais (equidade). A pesquisa ocorrerá em 14 estados.
Para Geâne Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, a avaliação de impacto social da atuação do programa Cooperjovem favorecerá aferir a sua operacionalização, em todo o Brasil. “Conhecendo essas informações será possível fortalecer o programa por meio de parcerias já existentes e novas, trabalhar estratégias de comunicação e melhorar o que for possível para assegurar a eficácia socioeconômica do Cooperjovem”, comenta a gestora.
O cooperativismo já faz parte do currículo de 414 colégios brasileiros. Nessas escolas, mais de 80 mil alunos estão aprendendo, na prática, o poder transformador da cooperação. Tudo isso graças ao Cooperjovem, programa que está transformando a realidade de muitas instituições de ensino, de Norte a Sul do Brasil.
Basta entrar em uma escola vinculada ao Cooperjovem para perceber a diferença. Nessas instituições imperam a harmonia e o trabalho em equipe. Professores, alunos e a própria comunidade são estimulados, diariamente, a vivenciar valores importantes, e muito conhecidos por todos os cooperativistas, como: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua.
Fonte: Assessoria de Imprensa OCB