Shopping VillaLobos convida Comida Invisível para uma semana de boas práticas contra o desperdício

0
Shopping VillaLobos convida Comida Invisível para uma semana de boas práticas contra o desperdício
Shopping VillaLobos convida Comida Invisível para uma semana de boas práticas contra o desperdício

Shopping VillaLobos convida Comida Invisível para uma semana de boas práticas contra o desperdício

Idealizado pelo Shopping VillaLobos, o evento Sabor de Sobra tem curadoria do projeto social Comida Invisível e ocupa o 1º piso do mall na semana de 24 a 30 de agosto com exposição, palestras e oficinas em uma agenda repleta de boas práticas contra a cultura do desperdício.  A chef de cozinha natural e apresentadora Bela Gil (dia 24), a ícone da moda Lilian Pacce (dia 25), Mauricio Arruda, arquiteto e apresentador do Decora do GNT, (dia 26), o físico Walmir Cardoso (dia 27), os chefs e apresentadores Guga Rocha (dia 29) e Carol Fiorentino (dia 30) são presenças confirmadas no eventoAs palestras com os especialistas em áreas diversas de atuação acontecem às 19h e mostram que a situação atual do Brasil, onde cerca de 41 mil toneladas de alimento são desperdiçadas por ano*¹, pode ser combatida em diversas frentes.

Localizado na Praça Central do 1° piso, o evento é gratuito e trabalha com práticas sustentáveis do início ao fim, desde a escolha do mobiliário, de menor impacto ambiental possível, até o destino de toda a estrutura utilizada, que será reaproveitada. Uma exposição da fotógrafa Olga Vlahou e gráficos informativos em gigantografia trazem informações relevantes e compõem o cenário. Nos dias 24 e 25, às 18h, acontecem as palestras da idealizadora do Comida Invisível, Daniela Leite e Sergio Ignácio, respectivamente.  O Comida Invisível, que faz a curadoria do Sabor de Sobra, é um projeto social que atua no combate ao desperdício através de projetos que promovem a conscientização com ações educativas e integradoras recuperando alimentos próprios para consumo. Os dados são alarmantes:  segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) 30% dos alimentos do mundo são desperdiçados anualmente. No Brasil, isso representa nada menos que 14,96 milhões de toneladas de comida, o que daria para alimentar 20,4 milhões de brasileiros por ano.

No fim de semana, a programação também contempla atividades para as crianças, às 14h, 15h e 16h. No sábado, dia 26, a oficina de sucos para crianças com Lucas Fabozzi (@lukeandcook), e no domingo, dia 27, a oficina de horta em vasos com Marcos Victorino, ensinam noções sobre o melhor aproveitamento dos alimentos e a importância do amor e cuidado pelas plantas para os pequenos.

No dia 28, às 18h, é a vez de Ivanete Silva e Adson Rebouças, também do time do Comida Invisível, convidarem o público para uma reflexão sobre a relação que temos com a comida comreceitas práticas com o uso de cascas e talos. No dia 29, às 18h, Daniela volta ao tema e faz um convite à degustação de frutas do Banco de Alimentos que seriam descartadas mesmo estando absolutamente próprias para o consumo. No dia 30, às 19h, a chef Carol Fiorentino fecha o evento contando sua experiência no Comida Invisível e falando sobre a importância do reaproveitamento integral no preparo de doces e na vida.

Depois de uma semana falando sobre desperdício, não faria sentido jogar todo esse material no lixo. O “Sabor de Sobra por Comida Invisível ” preparou uma série de ações para colocar o reaproveitamento em prática ao fim do evento, de várias formas. Os cartazes informativos, produzidos em papel semente, serão plantados na horta do Villa Lobos; com a madeira utilizada nas instalações do evento, serão feitos brinquedos para serem doados.

Segundo a gerente de marketing do Shopping VillaLobos, Letícia Abud, é fundamental chamar a atenção sobre o impacto que as nossas decisões de consumo causam no ambiente. “Os dados do Comida Invisível mostram que a situação atual é preocupante e disseminar informação é uma das ferramentas mais eficazes que existem. Durante esta semana, vai ser possível  unir o conhecimento às boas práticas, tão simples de serem aplicadas e com resultados imediatos, possibilitando que cada um se torne protagonista desta mudança que queremos ver no mundo”, explica Abud.

*¹ Dados de 2016 da WRI (World Resources Institute)

 Serviço:

Sabor de Sobra por Comida Invisível no Shopping VillaLobos
Exposição, oficinas e palestras sobre desperdício de alimentos
Grátis | Praça Central do 1º Piso
De 24 a 30 de agosto – das 12h às 19h
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 4.777
Telefone: 11 3024-3738
www.shoppingvilla-lobos.com.br

Programação: de 24 a 30 de agosto
Dia 24/08:

18h – “Se eu mudo, o mundo muda”: conversa com Daniela Leite, sobre dados de desperdício e o projeto Comida Invisível

19h – Bela Gil dá sua visão sobre desperdício – “Menos é mais: o mantra contra o desperdício”

Dia 25/08

18h – Conversa com Sergio Ignácio: Por um mundo sem desperdício

19h – a editora do GNT Fashion Lilian Pacce conta tudo para tirar o desperdício da moda

Dia 26/08

14h, 15h e 16h – Oficina de sucos para crianças com Lucas Fabozzi (@lukeandcook)

(30 crianças por turno – senhas distribuídas 30 minutos antes)

19h – O arquiteto Maurício Arruda fala sobre reuso e memória: desperdício é o problema e reuso é a solução

Dia 27/08

14h, 15h e 16h – Oficina de horta em vasos para crianças com Marcos Victorino, que junto com equipe do Comida Invisível ensina o amor que temos que ter pelas plantas

(30 crianças por turno – senhas distribuídas 30 minutos antes)

19h- Conversa com o físico Walmir Cardoso – “Aprendendo a não desperdiçar com as estrelas”

Dia 28/08

18h – Ivanete Silva e Adson Rebouças contam os bastidores do Comida Invisível e ensinam receitas para uso de cascas e talos

Dia 29/08

18h – Conversa com Daniela Leite, idealizadora do Comida Invisível, com distribuição de frutas do banco de alimentos absolutamente próprias para consumo que seriam descartadas

19h – o chef Guga Rocha fala sobre como a abundância de recursos é inimiga do cuidado que temos com o desperdício​

Dia 30/08

19h – A experiência da chef Carol Fiorentino no Comida Invisível: a importância do reaproveitamento integral no preparo de doces e na vida