Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SCNotícias

Sinduscon/Chapecó completa 30 anos marcados pela expansão do setor

As mudanças no contexto histórico de Chapecó, especialmente em termos de infraestrutura e planejamento urbano, estavam diretamente ligados com a intenção dos fundadores do Sinduscon/Chapecó em 30 de setembro 1987. A entidade foi idealizada por um grupo de empresários que buscava representação para a classe da Indústria de Construção e de Artefatos de Concreto Armado, sem imaginar que, posteriormente, alcançaria a atual referência e expressividade.

Bárbara Paludo integrou o grupo e foi presidente na gestão de 1998/2000. A empresária da KA Empreendimentos tem presença atuante e, por 14 anos, foi Conselheira do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), vice-presidente da Câmara Catarinense da Indústria da Construção na gestão de 1997/1999 e, atualmente, faz parte da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC).

Considerada uma das mais importantes entidades empresariais representativas da região, o Sinduscon está presente em 17 municípios do Oeste de Santa Catarina. Contempla empresas construtoras, incorporadoras e prestadoras de serviços de mão de obra, possibilitando diferenciais como descontos em convênios médicos, cursos e palestras.

O empresário da Neocon Pré Moldados Estruturais, Mauro Lunardi, lembra que o Sinduscon surgiu pela iniciativa de um grupo formado por 13 empresários. “Naquela época tinham poucas empresas. Com o passar do tempo foram surgindo novas e a entidade foi se fortalecendo, desenvolvendo iniciativas e participando da CBIC.” Lunardi também destaca que o Sinduscon acompanhou o crescimento de Chapecó e tem destaque como entidade representativa pela expressividade de um setor que recebe uma demanda constante por estar localizado no polo da agroindústria, tecnologia, inovação e de ensino e atrai grandes investimentos.

VAGAS DE TRABALHO

Conforme uma síntese do comportamento do mercado de trabalho formal correspondente ao período de janeiro a junho deste ano, de acordo com os dados divulgados pela Prefeitura de Chapecó, o setor da construção civil registrou 1.887 admissões enquanto demitiu 1.798 trabalhadores gerando saldo positivo de 89 vagas. No Estado o número foi de 32.814 contratações e 30.671 demissões gerando saldo positivo de 2.143 vagas. Em termos de crescimento relativo, Chapecó ficou na 4ª colocação no comparativo com 13 municípios catarinenses com mais de 100 mil habitantes segundo os dados do Cadastro Geral de Admitidos e Desligados (CAGED), atrás apenas de Joinville, São José e Jaraguá do Sul.

O presidente da entidade e diretor da Gol Empreendimentos, Andre Badalotti Passuello destaca o desempenho do setor, a geração de emprego e renda e a recuperação de investimentos. “O Sinduscon completa sua terceira década no mesmo ritmo em que se encontra o centenário de Chapecó. Uma cidade que a cada dia se modifica pela expansão da construção civil, pela força do comércio varejista e pelas ofertas de ensino.”

Nesse contexto, Passuelo também destaca a presença do Sinduscon e diz que as empresas associadas estão inseridas no processo de crescimento local e regional. “São plenamente legalizadas, cumprem com as obrigações sociais e contribuem com impostos que retornam à comunidade. Também atuam de forma participativa nos assuntos, benefícios e convênios oferecidos através das relações de parcerias mantidas entre o sindicato e instituições.”

Além de Chapecó, o Sinduscon tem abrangência nos municípios de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Itaberaba, Palmitos, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos e União do Oeste. Também faz a representação patronal durante as negociações com os sindicatos de trabalhadores do setor e divulga os valores do Custo Unitário Básico (CUB) das regiões que representam.

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer