Sinduscon/Chapecó presta contas das ações desenvolvidas em 2017

0

Sinduscon/Chapecó presta contas das ações desenvolvidas em 2017

O ano de 2017 marcou o trigésimo aniversário do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon/Chapecó) e foi um ano de muitas ações desenvolvidas em favor da construção civil chapecoense. Para relatar sobre as ações realizadas em 2017 e as ações programadas para 2018 aos associados, o sindicato promoveu nessa semana uma Assembleia Geral Extraordinária. A reunião foi comandada pelo presidente da entidade André Badalotti Passuello.

Entre as principais ações Passuello destacou a realização do 2º Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil, promovido em março, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. “Tivemos a expressividade de contar com 745 inscrições. Foi um evento que demonstrou a força do setor da construção civil em Chapecó”, avaliou.

A entidade também teve participação ativa na realização do Salão do Imóvel junto com o Secovi, no mês de maio. Contribuiu na construção do Marco da Paz em parceria com demais entidades empresariais. “A obra foi inaugurada no início deste mês. Ficamos honrados em colaborar com a construção de um momento histórico e tão importante para o nosso município”, observou o vice-presidente de relações trabalhistas, segurança e medicina do trabalho Lenoir Broch.

Além disso, a entidade também esteve presente em importantes eventos do setor como o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC/2018), em Brasília, com a participação de 10 representantes do Sinduscon, a maior comitiva entre os sindicatos de Santa Catarina. “Estamos participando do grupo de Sinduscons que estão na organização do ENIC/2017. Temos a segunda maior comitiva com mais de 20 participantes já inscritos”, comemorou Passuello.

Os integrantes da diretoria representaram o sindicato em diversas reuniões promovidas por entidades municipais, estaduais e nacionais. “Em 2017 participou e realizou cerca de 176 reuniões e eventos, totalizando 360 horas e 1938 pessoas envolvidas”, relatou.

Entre as palestras de destaque realizadas em 2017 o presidente citou as duas que abordaram a questão da reforma trabalhista com os juízes Osmar Theisen e Marlos Melek. A entidade também criou o projeto social “Segurança da Construção Civil nas Escolas”. Os Técnicos de Segurança no Trabalho das empresas associadas ministraram palestras em todas as turmas do 9º ano nas escolas de Chapecó.

Outra importante iniciativa do sindicato em 2017 foi a manutenção da parceria firmada com a Unochapecó para a realização de estudos técnicos, com os cursos de graduação e pós-graduação. Para finalizar, Passuello enfatizou sobre a formatação de curso de pós-graduação voltada para o setor em convênio firmado entre Senai e Sinduscon e a associação à Coopercon para compras conjuntas de materiais de construção.

“Tivemos um ano repleto de desafios. Enfrentamos a maior crise moral e de confiança de nossos políticos e governantes e como consequência disso uma grande crise econômica. Mas unidos e trabalhando estamos buscando soluções. Essas ações só foram possíveis graças ao envolvimento de toda a diretoria e associados. O sucesso de nosso setor está diretamente ligado ao comprometimento e engajamento de todos e, assim, temos certeza que também será em 2018”, finalizou.

A programação também contou com explanação dos presidente da Cooperativa da Construção de Santa Catarina (Coopercon/SC), Helio Bairros e da diretora executiva Amanda Marcon sobre a compra de insumos com valores mais atrativos e outros serviços oferecidos aos cooperados.