Sucessão familiar é tema de palestra do fundador das Lojas Lebes
Em sua palestra “Vida Pós-Sucessão” no Encontro de Empresas Familiares (ENEF), realizado em Gramado, entre 11 e 13 de abril, o fundador das Lojas Lebes, Otelio Drebes, abordou o processo de sucessão familiar e governança orquestrado por ele à empresa que é uma das maiores redes de varejo do Sul do Brasil. Ao comentar a necessidade de preparar as futuras gerações para o comando dos negócios, o empresário destacou como as Lojas Lebes realizaram o plano de negócios para os próximos 50 anos para receber seus filhos e netos no comando da companhia, que, hoje, tem o filho, Otelmo Drebes à frente da administração.
No Encontro, Otelio Drebes destacou que foi em Gramado, em 2016, também no Encontro de Empresas Familiares (ENEF) onde ele decidiu partir para a nova carreira, a de palestrante. À época, aos 82 anos, após implantar o processo de sucessão das Lojas Lebes, o empresário passou a compartilhar o tempo entre o comando do Conselho Administrativo da empresa com as palestras. Até o momento, já foram realizadas 65 conferências a mais de 22 mil pessoas. “Eu estou no momento mais feliz da minha vida. Hoje, compartilho com as pessoas meus ensinamentos de vida e de negócios”, comentou no evento realizado na serra gaúcha à plateia composta de famílias empresárias de todo o Brasil.
Otelio Drebes anunciou que está organizando uma palestra aberta ao público para a região de Gramado e Canela para os próximos meses. As palestras do fundador das Lojas Lebes são gratuitas, tendo como entrada a doação de alimento não perecível a ser doado a entidades carentes das cidades em que realiza o evento. A história de Otelio Drebes encanta. Filho de agricultores, aprendeu a negociar aos seis anos de idade, aos 13, largou o campo para ser comerciante e construiu um império que, hoje, conta com mais de 3 mil funcionários e 150 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As Lojas Lebes compõe o seleto Clube do Bilhão, que reúne empresas cuja receita é superior a nove dígitos.
Credito das Fotos: Marconi Vasco/Argus Vasco