Supermercados recebem ação de prevenção à hipertensão arterial
Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, na sexta-feira, dia 26 de abril, alunos da Univali vão aferir a pressão e tirar dúvidas dos clientes que forem nas lojas do Bistek Supermercados de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes. O atendimento, feito por acadêmicos e professores da Escola de Ciências da Saúde, será das 10h às 12h e das 16h às 18h. O objetivo é alertar sobre os riscos da doença e incentivar práticas e hábitos mais saudáveis.
Em Balneário Camboriú e em Navegantes, a ação estará sob responsabilidade do curso de Enfermagem. Já em Itajaí, no Bistek do bairro São João, haverá estudantes e professores dos cursos de Biomedicina e Farmácia aplicando testes rápidos de glicemia. Eles também irão aferir a pressão arterial e farão sensibilização para prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). No Bistek da Fazenda, em Itajaí, pela manhã, haverá demonstração do curso de Libras, orientações e aferição da pressão arterial, com um grupo dos cursos de Fonoaudiologia e Fisioterapia. No período da tarde, estudantes e docentes dos cursos de Educação Física e Nutrição também prestarão orientações e aplicarão avaliação antropométrica.
Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITELA) do Ministério da Saúde indicam que um em cada quatro brasileiros adultos tem diagnóstico médico de hipertensão. A doença é um dos principais fatores de risco para ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
A prevenção é a melhor forma de impedir a doença, já que os sintomas não são notados facilmente. Dor de cabeça, falta de ar, visão embaçada, zumbido no ouvido, tontura e dores no peito são alguns sinais que aparecem quando o quadro já está avançado.
Sobre Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A doença acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9)
Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde recomenda que a população adote alguns hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável com baixo teor de sal.
Quanto ao tratamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.
Serviço:
O que: Estudantes da Univali vão aferir pressão e tirar dúvidas sobre hipertensão arterial
Quando: 26 de abril (Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial), das 14h às 17h
Onde: Lojas do Bistek Supermercados
Loja 21 – Rua Manoel Izidro, nº 505, Centro de Navegantes
Loja 24 – AV. Sete de Setembro, 1330, no Bairro Fazenda, em Itajaí
Loja 23 – 4ª Avenida, Centro de Balneário Camboriú