O surf é um esporte completo e exige muita energia do praticante, seja qual for o nível e a duração em que ficar dentro d’água. E quanto melhor o mar e mais divertido, esse tempo só aumenta o torna difícil pegar a saideira para sair satisfeita e feliz da vida. Depois do treino, uma coisa é certa, uma fome de leão bate com força e dá vontade de sair devorando tudo.
A nutri esportiva funcional Lígia Bianca Marino, que aqui no Rio para o Mundial de Surf, conta pra gente qual a alimentação adequada antes de cair na água, com dietas ricas em energia. “Recomendo pães integrais, frutas e o café preto para dar aquela animada, se for surfar logo pela manhã. Claro que é necessário uma avaliação corretamente para definir a quantidade de forma individual, mas a dica básica é jamais cair na água em jejum”, explica Lígia.
A especialista recomenda ainda, de tempos em tempos sair do mar e se hidratar com água ou Gel de Carboidrato que também previne catabolismo e queda de rendimento. “Outro item de extrema importância aos praticantes de surf é o uso da Glutamina, o aminoácido que não deixa o sistema imune falhar. Para evitar dores musculares por conta do desgaste fazer uso de BCAA também é uma boa”, disse.
Beleza de dentro para fora
Lígia Bianca teve sua iniciação profissional como modelo aos 16 anos de idade e sempre foi contra os parâmetros de beleza que a sua agência na época exigia. Não conseguia perder os 2 centímetros de quadril que tanto cobravam e era orientada a não fazer academia para não aumentar sua massa magra e estrutura para não sair dos padrões que a moda exigia. Cansada de conviver com esse mundo, aos 22 anos começou a cursar Nutrição em busca de aprender o que realmente significa “beleza de dentro pra fora”, seu slogan atual, e como o ser humano deve respeitar seu biotipo em busca de melhoria da saúde acima de padrões de beleza que a mídia prega com tanta força.
Até que, após de se graduar e ser ciente de que beleza e saúde são coisas extremamente diferentes, se especializou em Nutrição Esportiva Funcional para poder orientar seus pacientes sobre a real e correta forma de se alimentar e suplementar, para proporcionar uma manutenção constante da saúde, promovendo longevidade, rejuvenescimento, qualidade de vida e bem estar.
O foco da nutri é provar por A+B que não vale a pena usar métodos artificiais ou de desgastes excessivos físicos ou até mesmo deixar de comer, chegando a passar fome, para obter o corpo que a mídia defende e orienta ser o ideal e correto. Respeitar seu biotipo, fazer com que você proporcione uma manutenção de qualidade e de vitalidade para evitar doenças, principalmente crônicas e síndromes, as neuros, motoras ou fisiológicas é sim seu objetivo de conscientização nos atendimentos clínicos em consultório ou como Persona Diet (na casa das pessoas).
Graduada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, 2012, S.P. e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional por Valéria Paschoal Consultoria, 2016, S.P, cursa atualmente Nutrição Funcional pela Academia Brasileira de Nutrição Funcional.