As meninas abriram a etapa norte-americana do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour em San Clemente, na Califórnia. As surpresas da primeira fase do Swatch Women´s Pro foram as vitórias de Nikki Van Dijk e Laura Enever sobre as líderes do ranking, a também australiana Tyler Wright e a norte-americana Courtney Conlogue, respectivamente. Mas as duas têm outra chance de classificação na segunda fase. O destaque nas ondas de 2-4 pés da quarta-feira em Lower Trestles foi a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore com os recordes do dia. O início do Hurley Pro at Trestles foi adiado e a primeira chamada da quinta-feira para as categorias masculina e feminina será às 7h30 na Califórnia, 11h30min pelo fuso horário de Brasília.
Vice-campeã na etapa passada, vencida por Tatiana Weston-Webb em Huntington Beach, na Califórnia, a também havaiana Malia Manuel ganhou a bateria que inaugurou o Swatch Women´s Pro. Tatiana venceu a segunda e na terceira aconteceu a primeira surpresa do dia, com Nikki Van Dijk batendo a número 1 do Jeep WSL Leader, Tyler Wright. E na disputa seguinte, a vice-líder Courtney Conlogue, também perdeu para outra australiana da parte de baixo do ranking que está fora até do grupo das dez que são mantidas na elite para o ano que vem, Laura Enever.
A disputa pela liderança do ranking entre as duas é fase a fase e a americana precisa ficar uma posição à frente da australiana para recuperar a lycra amarela perdida no US Open of Surfing em Huntington Beach. O pior resultado da líder Tyler Wright foi nas Ilhas Fiji, onde também estreou com derrota para Nikki Van Dijk na primeira fase e depois acabou eliminada em último lugar pela convidada Bethany Hamilton. Em Trestles, a australiana ficou atrás das duas na sua bateria e novamente terá a havaiana como adversária no terceiro duelo da segunda fase.
Na disputa seguinte, Courtney Conlogue enfrenta a surfista de Barbados, Chelsea Tuach, que ainda não conseguiu vencer nenhuma bateria no seu ano de estreia na elite das top-17 da World Surf League. Esta será a primeira vez que ela vai competir contra a norte-americana e quem mais deseja uma primeira vitória de Chelsea Tuach no momento é a defensora do título do Swatch Women´s Pro e atual campeã mundial, Carissa Moore.
MELHORES DO DIA
A havaiana confirmou o favoritismo com uma grande apresentação no penúltimo confronto do dia, batendo todas as marcas da quarta-feira até ali com os 15,17 pontos que totalizou contra a sul-africana Bianca Buitendag e a também havaiana Coco Ho. Carissa Moore também tem chance de assumir a ponta do ranking em Trestles, mas as líderes Tyler Wright e Courtney Conlogue precisam perder nas primeiras fases, antes das quartas de final. E a havaiana ainda tem que chegar na grande final ou até vencer o Swatch Women´s Pro para ultrapassá-las.
As havaianas Carissa Moore e Tatiana Weston-Webb foram as únicas cabeças de chave que estrearam com vitórias na Califórnia. As outras quatro perderam e terão que disputar uma rodada extra para chegar na terceira fase. A última a cair para a repescagem foi a francesa Johanne Defay na bateria em que a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore fez os recordes do campeonato. A australiana surfou três ondas muito boas que valeram notas 8,50, 8,20 e 7,93, com essa última sendo descartada do maior placar do Swatch Women´s Pro no primeiro dia, 16,70 pontos.
SWATCH WOMEN´S PRO at TRESTLES: Vitória=Terceira Fase / 2ª e 3ª=Segunda Fase:
1ª: 1-Malia Manuel (HAV)=14.50, 2-Lakey Peterson (EUA)=11.40, 3-Sally Fitzgibbons (AUS)=10.93
2ª: 1-Tatiana Weston-Webb (HAV)=12.13, 2-Alessa Quizon (HAV)=11.83, 3-Sage Erickson (EUA)=9.83
3ª: 1-Nikki Van Dijk (AUS)=13.53, 2-Bethany Hamilton (HAV)=13.13, 3-Tyler Wright (AUS)=8.43
4ª: 1-Laura Enever (AUS)=13.97, 2-Courtney Conlogue (EUA)=11.60, 3-Chelsea Tuach (BRB)=10.77
5ª: 1-Carissa Moore (HAV)=15.17, 2-Bianca Buitendag (AFR)=14.00, 3-Coco Ho (HAV)=6.13
6ª: 1-Stephanie Gilmore (AUS)=16.70, 2-Johanne Defay (FRA)=12.97, 3- Keely Andrew (AUS)=10.70