A Tarifa Social da Águas de Bombinhas, benefício concedido a moradores de baixa renda, já auxilia 16 famílias na cidade. Com o auxílio, o cliente chega a pagar até um quarto do valor total da tarifa. Para ter direito ao benefício, é necessário fazer um cadastro direto na empresa.
Conforme a supervisora da área comercial, Claudia Rodrigues, é preciso que o morador se enquadre em alguns requisitos para ter direito à Tarifa Social. Um deles é de ter no máximo renda de um salário mínimo por família. “O primeiro passo é fazer parte do cadastro único organizado pelo CRAS, o Centro de Referência da Assistência Social. Lá os moradores recebem a documentação necessária para dar entrada no pedido”, comenta.
Ainda conforme a supervisora, após a apresentação do cadastro, cada caso é analisado individualmente. “Já atendemos casos bastante tocantes, onde a pessoa não tinha água tratada em casa e isso afetava diretamente a saúde da família. Fizemos a instalação e hoje a qualidade de vida dos moradores já é melhor”, completa.
Após aprovado, o benefício tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro. O valor do desconto pode variar de 70 a 80%, dependendo do consumo da família. Confira quem pode solicitar a Tarifa Social:
- Clientes residenciais com ligação simples (uma economia)
- Clientes com consumo médio de 25m³/mês média nos últimos 12 meses
- Clientes adimplentes com Águas Bombinhas (Débito liquidado ou parcelado)
- O imóvel não poderá ultrapassar 70m³ (setenta metros quadrados) de área construída para fins residenciais.
- Os moradores do imóvel não poderão possuir outro imóvel, bem como veículo automotor.
- Renda familiar até um salário mínimo.
- Inscrição no Seguro Desemprego com benefício de até um salário mínimo