Surfista nasceu gaúcha, virou havaiana e aos 18 já pinta como nova estrela
Em 2016, a gaúcha-havaiana Tatiana Weston-Webb surpreendeu com o sétimo lugar em sua primeira temporada no Circuito Mundial de Surfe. O seu bom desempenho a colocou como uma das principais surfistas do mundo e também a apresentou aos torcedores do seu país natal, já que foi criada no Havaí. Nesta quarta-feira, às 22h, a loura — que está nas quartas de final do WCT do Rio — vai ser personagem de uma série com seu nome no Canal OFF.
“Adorei a ideia de ter um programa porque sinto que por meio dele vamos inspirar muitas jovens surfistas brasileiras a seguirem focadas em busca de seus objetivos e sonhos. Me agrada, também, porque será uma forma de as pessoas me conhecerem melhor” disse Tatiana, de 20 anos.
A série, que terá 13 episódios, vai apresentar ao público a surfista que ganhou o prêmio de melhor estreante de 2015 (rookie of the year), é filha da ex-bodyboarder profissional gaúcha Tanira Guimarães e do surfista e pescador havaiano Doug Weston-Webb.
Vai mostrar a musa em seu dia a dia em Kauai, no Havaí, onde vive, e sua rotina de treinos e performances no campeonato mundial de 2015, passando por Austrália, Brasil, Indonésia, EUA, Portugal, França e Maui. Apesar de ter nascido no Brasil, Tatiana ainda não domina o português. Mas está tendo aulas particulares do idioma.
“Sempre entendi o básico. Mas agora estou trabalhando as palavras mais difíceis e também aprendendo a formação das frases corretamente” contou a loura, em entrevista por email.
O primeiro episódio do programa mostra a preparação de Tatiana para sua estreia no Circuito, os bastidores da chegada da atleta à Austrália e a adaptação às ondas de Gold Coast para a primeira etapa da competição. Tati também é registrada em momentos de relaxamento com o namorado, o surfista brasileiro Jesse Mendes, e em sessões de freesurf.
Entre os episódios da série, a surfista desembarca no Brasil para uma das etapas do mundial. Apesar de morar no Havaí há muitos anos e visitar pouco o país de origem, ela consegue ver semelhanças entre os dois lugares e destaca uma característica dos brasileiros que mais admira.
“O Brasil e o Havaí têm semelhanças. Ambos são apaixonados, amam as pessoas, e os dois lugares são muito ligados ao esporte, especialmente ao surfe. Eu amo o jeito dos brasileiros, sempre muito empolgados e apaixonantes. Mas, o que eu mais admiro é que eles não se importam com o que os outros pensam sobre eles mesmos e fazem tudo uns pelos outros. Eu tento seguir esta filosofia de vida porque é algo que me faz uma pessoa melhor. Quando eu olho para o meu interior e me aceito do jeito que eu sou eu me divirto e me sinto muito bem fazendo isso” analisa.
Com belas fotos, Tatiana tem mais de 120 mil seguidores no Instagram. “Recebo muitos comentários sobre minhas fotos. A maioria são positivos e encorajadores, mas alguns são bastante vulgares. Mas é normal ter pessoas que gostam de você e também as que não gostam. É como o mundo funciona. Tento não focar nos comentários negativos e apenas ser feliz com os comentários agradáveis.”
Fotos: Reprodução / Internet