Sítio do Pica-Pau Amarelo foi apresentado por alunos do 4º ano
As atividades da Semana da Comunidade Surda promovida pelo Departamento de Educação Especial e Paradesporto da Secretaria de Educação (Seduc) no Centro de Educação Municipal (CEM) Governador Ivo Silveira chegaram ao fim nesta quinta-feira (25). Entre as últimas atividades da programação, esteve um teatro feito inteiramente em Libras pelos alunos do 4° ano.
A peça inspirada na história do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, reuniu os conhecidos personagens Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Saci, Visconde de Sabugosa e a “temida” Cuca. Os alunos se empenharam em decorar o texto da peça na Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é ensinada na escola.
“A concretização do trabalho da aula de Libras aconteceu quando nós vimos a interação das nossas crianças com os alunos que foram chegando, porque nós não tínhamos nenhum aluno surdo. E eles foram chegando de pouco a pouco; hoje temos cinco. E as crianças, elas se comunicam, tanto em sala de aula como nos espaços em comum, nos intervalos, elas estão participando juntas, convivendo, garantindo a tão esperada e sonhada inclusão”, salienta a gestora do CEM Ivo Silveira, Ana Carolina Cavalcante.
Na plateia, estavam crianças da própria unidade e uma turma convidada do CEM Nova Esperança. “As crianças tiveram plena participação no processo de roteiro da peça, estavam muito dedicadas. Sem o empenho delas, o teatro em Libras não teria sido possível”, falou a professora de Libras, Daniela de Bem Vicentini Lima.
“Eu acho muito legal apresentar um teatro para toda a escola. Como tem surdos aqui na escola, como que a gente vai falar com eles sem saber Libras? A gente tem que saber”, disse o aluno Lucca Manoel, de 10 anos, que interpretou o Saci.
Setembro Azul
A programação realizada durante esta semana foi alusiva ao Setembro Azul, mês dedicado à visibilidade e à celebração da comunidade surda brasileira, com foco na luta por direitos, na valorização da Libras e na reflexão sobre a inclusão social das pessoas surdas. Além do teatro, entre os destaques ocorridos durante a semana no CEM Ivo Silveira estiveram palestras destinadas à comunidade escolar, atividades e oficinas ministradas por professores surdos.
Em setembro, duas datas marcam a conscientização sobre o tema: sexta-feira (26) é o Dia Nacional do Surdo, que comemora a inauguração da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, no Rio de Janeiro. Já no dia 30, é comemorado o Dia Internacional do Surdo e do Tradutor e Intérprete de Libras.
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022