O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato na Corte determinou nesta segunda-feira que a remessa das investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vá para o juiz Sergio Moro, responsável pela Lava-Jato em primeira instância, em Curitiba.
Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, na decisão, o ministro ainda anulou as escutas do ex-presidente com Dilma Rousseff e apontou que Moro usurpou a competência do STF ao autorizar os grampos que pegaram a presidente.
A decisão atende a manifestação do procurador-geral da República Rodrigo Janot, que solicitou à Corte a remessa dos autos das investigações envolvendo o petista para a primeira instância, já que ele não tem foro privilegiado.
Com isso, as investigações envolvendo o sítio em Atibaia e o triplex atribuído ao ex-presidente voltam para o juiz da Lava-Jato que em março determinou a condução coercitiva de Lula, quando ele foi levado a depor pela Polícia Federal, para explicar as suspeitas envolvendo os dois casos polêmicos.